Topo

Cientistas observam a mudança dos neurônios na formação da memória

Uma montagem do ator Clint Eastwood, em frente à Torre de Pisa, que fica na Itália, foi usada no estudo - Matias Ison via The New York Times
Uma montagem do ator Clint Eastwood, em frente à Torre de Pisa, que fica na Itália, foi usada no estudo Imagem: Matias Ison via The New York Times

Sindya N. Bhanoo

14/07/2015 19h42

De acordo com um novo estudo, é possível atribuir a origem do aprendizado a neurônios individuais do cérebro. "A ideia era verificar a possibilidade de criar uma nova associação ou memória e procurar por alterações nos neurônios", afirmou Matias Ison, estudioso de neurologia da Universidade de Leicester, Inglaterra, e um dos autores do estudo.

O cientista e seus colegas conseguiram monitorar a atividade cerebral de pacientes submetidos à neurocirurgia no Centro Médico da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Os pacientes possuíam eletrodos em seus lobos temporais médios que foram implantados por razões médicas.

Em primeiro lugar, realizadores exibiram aos participantes imagens de pessoas famosas, como Jennifer Aniston, Clint Eastwood e Halle Berry.

Em seguida, mostraram imagens dessas personalidades em diferentes cenários, como a Torre Eiffel, a Torre de Pisa e o Teatro de Sydney.

Os neurônios que foram ativados pela imagem individual dos atores sofreram a mesma modificação ao observar os locais que tinham sido associados a essas pessoas. Em outras palavras, os pesquisadores conseguiram observar o processo de registro da nova memória pelos neurônios – não a memória de uma pessoa em particular, mas de uma pessoa em um determinado local.

Essa pesquisa pode ajudar os cientistas a compreender melhor de que forma o cérebro codifica e armazena novas memórias, afirmou Ison. O estudo foi publicado no periódico Neuron.