Topo

Chuva e sol, e a ciência por trás desse paradoxo do clima

O arco-íris acontece justamente quando os raios do sol cruzam as gotas de chuva - Christian Hartmann/Reuters
O arco-íris acontece justamente quando os raios do sol cruzam as gotas de chuva Imagem: Christian Hartmann/Reuters

06/07/2017 04h00

Alguns veem apenas como uma chuva junto ao brilho do sol. Outros dizem que a viúva está se casando – ou o espanhol. Em alguns lugares, a hiena dá à luz, ou há um buraco no céu. Ainda em outros, apesar de soar desagradável, dizem que o diabo está batendo em sua mulher. Estas são algumas maneiras como, ao redor do mundo, o fenômeno em que a chuva cai e o sol continua brilhando é descrito.

Você não encontrará estes termos no Glossário da Sociedade Americana de Meteorologia, mas há sempre um local onde se aprecia este mágico paradoxo do clima.

"Não sou fã do termo", afirmou por e-mail Gary Lackmann, cientista atmosférico da Universidade da Carolina do Norte. Ele acrescentou que "sol e chuva juntos são apenas chuvas que ocorrem com céu parcialmente nublado ou com nuvens carregadas e esparsas. O fenômeno ocorre de maneiras diferentes".

Normalmente esse fenômeno acontece quando a atmosfera ao seu redor, em termos meteorológicos, está instável – o que é mais provável durante a primavera ou verão em muitas partes do mundo.

Na condição de instabilidade, as variações de temperatura incentivam as colunas de ar a se moverem verticalmente, subindo rapidamente em alguns lugares e descendo em outros. Nas colunas que se elevam, o ar esfria, condensando a umidade em seu interior e permitindo que a chuva se forme. Mas, nas colunas que descem, o ar afasta as nuvens, criando áreas de céu limpo entre a chuva. Então há a possibilidade de o sol brilhar ao mesmo tempo em que a água cai do céu.

Só vemos quando o sol está perto do horizonte

Mas não será possível enxergar o fenômeno se o sol estiver a pino, bem acima de nossa cabeça. As chances de presenciar essa magia são maiores quando o sol está mais baixo no horizonte ou quando a chuva se move para o leste. Nesses momentos, o ângulo do sol permite que ele brilhe sob as nuvens de chuva. "Essa também é uma boa receita para o arco-íris", disse Lackmann.

Existem também oportunidades menos comuns para ver chuva e sol juntos. Algum tempo se passa até que os pingos de chuva caiam na superfície da terra. E em casos raros, quando uma nuvem que está se dissipando produz chuva, o sol pode aparecer por entre as nuvens enquanto as gotas ainda caem.

"Isso é algo que acontece nos trópicos, ou quando o vento está soprando e empurrando a chuva da nuvem," disse Lackmann.

No Havaí, por exemplo, chuva e sol são conhecidos localmente como pukalani, ou suco de abacaxi. Pukalani, também o nome de uma cidade local chuvosa, significa "buraco no céu". As chuvas ensolaradas estão incluídas no boletim meteorológico local.