Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro será presidente de honra do PL, com salário de 'ministro do STF'

Do UOL, em Brasília

27/03/2023 15h41Atualizada em 27/03/2023 20h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Jair Bolsonaro vai assumir o cargo de presidente de honra do PL (Partido Liberal). O convite foi feito pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, e aceito pelo ex-presidente, segundo integrantes do partido.

Conforme a promessa de Valdemar, com o retorno ao Brasil, Bolsonaro passará a receber um salário do patamar de "ministro do STF" (Supremo Tribunal Federal), atualmente de pouco mais de R$ 39 mil e que vai aumentar para R$ 41,6 mil em abril.

A expectativa do PL é que, como presidente de honra do partido, Bolsonaro seja o principal líder da oposição e viaje pelo país com o objetivo de "fazer prefeitos".

Esposa coadjuvante?

Na semana passada, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro assumiu o comando do PL Mulher. Apesar disso, Bolsonaro tem reforçado que a esposa não deve concorrer a nenhum cargo eletivo e ele quer ter o protagonismo na legenda.

Retorno com 'barulho'

Bolsonaro marcou seu retorno para o Brasil na próxima quinta-feira (30) de manhã e alguns apoiadores têm organizado uma recepção para o ex-presidente em Brasília.

Alguns aliados defendem que Bolsonaro retome as motociatas — que foram usadas na campanha eleitoral — em suas viagens pelo país.

O PL afirma que, até o momento, ainda não há nenhum evento oficial marcado para celebrar o retorno de Bolsonaro nem seu novo cargo. Mas aliados do ex-presidente dizem que a ideia é fazer bastante "barulho" com a volta de Bolsonaro ao país.