Topo

Carolina Brígido

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Governo tenta reconstruir ponte com STF em meio a crise com Bolsonaro

O presidente do STF, Luiz Fux - Nelson Jr./SCO/STF
O presidente do STF, Luiz Fux Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Colunista do UOL

17/08/2021 13h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incendeia diariamente a relação com o Judiciário, aliados do mandatário tentam jogar água na fogueira. Há duas semanas, o recém-empossado ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, procurou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, para tentar retomar o diálogo entre os Poderes. O encontro será amanhã.

Logo depois, Fux vai receber o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também na tentativa de apaziguar os ânimos na Praça dos Três Poderes. O pedido de audiência foi feito pelo senador. Nos últimos dias, Fux procurou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na tentativa de reconstruir a ponte com a Casa.

O movimento entre os Três Poderes ocorre porque, apesar do afã beligerante de Bolsonaro, integrantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário têm interesse em recuperar o diálogo institucional há muito prejudicado por xingamentos de Bolsonaro e notas de repúdio dos tribunais de Brasília.

Quando se achava que o presidente tinha chegado ao ápice dos ataques, ele passou a defender o impeachment dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Apesar de ser um ataque pesado de Bolsonaro, na Câmara, no Senado, no Judiciário e no próprio governo - ninguém acredita que os ministros sofrerão impeachment de fato.

Por outro lado, o STF e o TSE abriram investigações contra Bolsonaro - especialmente pelos ataques que ele tem direcionado a ministros do Judiciário e ao sistema eleitoral brasileiro. Mesmo no Judiciário, não se acredita que esses inquéritos resultarão em punição pesada ao presidente. Será apenas fonte de alguma dor de cabeça para ele.

A preocupação da cúpula dos Poderes é muito mais o comprometimento do diálogo institucional do que as consequências práticas das medidas tomadas recentemente - os inquéritos e os pedidos de impeachment. Em reuniões fechadas, o STF, o Congresso e o Palácio do Planalto tentarão selar uma paz possível, ainda que Bolsonaro siga atacando pessoas e instituições.