Topo

Chico Alves

Joice quer que CPMI apure por que governo gastou pouco da verba da pandemia

Deputada Joice Hasselmann  - Reprodução de vídeo
Deputada Joice Hasselmann Imagem: Reprodução de vídeo

Colunista do UOL

12/08/2020 15h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cinco meses depois do início da pandemia, o governo federal gastou pouco mais de um terço dos recursos destinados a enfrentar o coronavírus. Além disso, segundo o Tribunal de Contas da União, somente 8% da verba foi usada no combate direto à covid-19.

"O que o governo está fazendo é uma espécie de roleta russa com a vida das pessoas", disse à coluna a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP).

Ela acha que o Parlamento deve parar de "empurrar com a barriga" esse assunto e criar uma CPMI para investigar por qual motivo o Ministério da Saúde não gasta o dinheiro que deveria na prevenção da pandemia.

Nessa entrevista, Joice afirma que o governo ataca quem está trabalhando e pouco faz por quem está sentindo os reflexos da doença. Refere-se ao ranking feito pelo Planalto que mostra os casos por estado, com números manipulados, para tentar culpar prefeitos e governadores pelas mortes na pandemia. A tabela foi divulgada pela Secretaria de Governo, cujo titular é o general Luiz Eduardo Ramos.

"O Ramos virou biruta de aeroporto do presidente, vai para o lado que Bolsonaro estiver soprando", lamenta a deputada.


UOL - Como a sra. avalia o fato de o governo gastar muito menos do que poderia para combater essa pandemia tão grave?

Joice Hasselmann - O governo tem pedalado sobre as vidas das pessoas. Passamos de 100 mil mortos e o TCU está mostrando claramente que o governo não usou como deveria o dinheiro no combate direto à pandemia, na prevenção. Está brincando com a vida das pessoas e levando pessoas à morte. Enquanto isso, estamos vendo uma porção de ações eleitoreira. Isso beira a criminalidade.

O Congresso Nacional precisa dar uma resposta para isso. Nós aqui aprovamos leis tanto para o combate à doença quanto relativas aos reflexos da pandemia sobre a economia. Aí vem o governo e pedala em cima do dinheiro que tem que ser aplicado na prevenção da doença.

É possível medir as consequências dessa postura do governo?

Lá atrás, a expectativa máxima dos especialistas era que chegássemos, na pior das hipóteses, a 120 mil mortes. E nós já estamos perto disso. Se não houver trabalho para a prevenção da doença, nós vamos ultrapassar esse número. É o Brasil tomando a liderança negativa no mundo em relação ao coronavírus.

E o governo o que faz? Brinca com o dinheiro que deveria ir para esse combate, ataca os governadores, faz "rankingzinho" com faixa de número de mortes em municípios e estados como se o presidente da República não tivesse nada a ver com isso. Como se o problema fosse só dos governadores e prefeitos. Atacam quem está trabalhando e pouco fazem por quem está sentindo os reflexos da doença.

Ainda por cima um ranking com dados manipulados. É a boa e velha fábrica de manipulação de informações que existe dentro do Palácio do Planalto, lamentavelmente. É algo que venho denunciando há tempos. É tão escancarada a coisa, que o tal ranking vem pela Comunicação do Planalto com informações fraudulentas. Não é um errinho, é de propósito.

Quem repassou esse ranking foi a Secretaria de Governo, do ministro Luiz Eduardo Ramos

O Ramos virou uma biruta de aeroporto do presidente, vai para o lado que Bolsonaro estiver soprando. É triste ver um general como ele, de quem eu gosto, tenho apreço, sempre admirei enquanto militar, mas chegou na política e acabou virando biruta de aeroporto de quem está fazendo tudo errado no Brasil.

O Parlamento tem que parar de empurrar com a barriga as coisas que estão acontecendo e abrir no mínimo uma comissão parlamentar de inquérito.

A sra. acha que encontra apoio para criar uma CPMI sobre o assunto?

O fato de o governo gastar a menos é gravíssimo num contexto em que 100 mil famílias foram impactadas. O que o governo está fazendo é uma espécie de roleta russa com a vida das pessoas. Esse fato me escandaliza muito e estou conversando com outros deputados, porque o Congresso tem obrigação de fazer alguma coisa, de dar um freio de arrumação nisso. Uma parte do Parlamento resolveu ficar cega de propósito, esse Centrão fez acordo com o governo, mas os deputados não podem ignorar o que está acontecendo.

O melhor caminho seria a Comissão Mista Parlamentar de Inquérito que funcionasse de verdade. Nós temos espaço para criação de uma CPMI, regimentalmente não atingimos o volume máximo de comissões em funcionamento. Podemos ter acesso a documentos, a dados, podemos convocar ministros. É preciso criar a CPMI do Coronavírus.