Topo

Chico Alves

Freixo define que não será candidato a prefeito do Rio

Retrato do deputado Marcelo Freixo. - Ricardo Borges/UOL
Retrato do deputado Marcelo Freixo. Imagem: Ricardo Borges/UOL

Colunista do UOL

12/09/2020 19h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de dizer que admitiria rever a desistência da candidatura a prefeito do Rio se conseguisse reunir as legendas de esquerda em torno de seu nome, o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) voltou a descartar essa possibilidade. "A candidata do PSOL à prefeitura do Rio é Renata Souza", escreveu Freixo em suas redes sociais.

O retorno do nome do deputado ao cenário eleitoral da capital fluminense ocorreu por conta de um abaixo-assinado de artistas como Caetano Veloso, Marina Lima e Aline Moraes, que pediram que ele concorresse.

Nas últimas 24 horas, porém, Freixo sentiu que teria grandes dificuldades para conseguir apoio integral a uma possível candidatura a prefeito, tanto fora quanto dentro de seu partido.

O PSB toparia a negociação, como o deputado Alessando Molon (PSB-RJ) garantiu à coluna. Já o presidente do PDT foi categórico em negar a possibilidade de abandonar a candidatura própria, da deputada estadual Martha Rocha. Também o PT do Rio está animado com o desempenho da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) na corrida para o Executivo municipal.

Além disso, o fato de Freixo não descartar a possibilidade de retomar a candidatura foi muito criticado dentro do próprio PSOL, que já tinha lançado a candidata Renata Souza.

"Agradeço o abaixo-assinado feito pela sociedade civil pedindo que eu recuasse da minha decisão de não concorrer à prefeitura", escreveu Freixo. "Sempre estarei aberto ao diálogo para construir alianças para derrotar o bolsonarismo".