Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após prisão de deputado, família Bolsonaro reduz postagens nas redes

Jair Bolsonaro acompanhado dos filhos Flávio, Eduardo e Carlos - Roberto Jayme/Ascom/TSE
Jair Bolsonaro acompanhado dos filhos Flávio, Eduardo e Carlos Imagem: Roberto Jayme/Ascom/TSE

Colunista do UOL

18/02/2021 13h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente Jair Bolsonaro e seus filhos Flávio, Carlos e Eduardo tiveram ontem comportamento atípico nas redes sociais, depois da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ). Duras críticas ao Supremo Tribunal Federal eram esperadas e também defesa enfática do parlamentar, que é bolsonarista convicto. O que se viu foi algo bem diferente: a família Bolsonaro teve o menor volume de postagens em cinco meses, apenas nove mensagens ao todo no Twitter e Facebook.

O levantamento foi feito pelo analista de redes sociais Pedro Barciela. Segundo ele, a média diária da família presidencial é de 46 postagens nas duas plataformas. A redução aconteceu drasticamente: no dia anterior às nove mensagens de ontem, Jair, Flávio, Carlos e Eduardo tinham feito 34 manifestações nas redes.

O comportamento discreto no Facebook e no Twitter segue a mesma linha adotada pelo presidente fora das plataformas virtuais. Jair Bolsonaro foi aconselhado por aliados do Centrão a não criticar o STF, que avalizou a prisão de Daniel Silveira, para não criar crise institucional entre Executivo e Legislativo. Mesmo contrariado, tem-se mantido em silêncio.

A única manifestação nas redes sobre o assunto foi feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e, mesmo assim, de forma branda. Em um tuite, Eduardo anunciou que votará a favor da liberdade de Daniel Silveira, quando assunto for levado a plenário.

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) fez ontem uma postagem enigmática. "Sinto meu estômago embrulhado como não sentia há tempos!", escreveu no Twitter. No meio político, o tuite foi interpretado como manifestação cifrada de revolta tanto pela prisão do deputado bolsonarista, quanto pela impossibilidade de criticar mais duramente o STF.

De uma maneira geral, as mensagens de ontem nas plataformas da família Bolsonaro se limitaram a divulgar pautas do governo.

De setembro até agora, Bolsonaro e seus filhos fizeram 7.994 postagens nas redes sociais. O pico foi no dia 29 de outubro, com 96 posts.