Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ministro Queiroga compartilha postagem que duvida da eficácia da CoronaVac

Instagram de Marcelo Queiroga - Reprodução
Instagram de Marcelo Queiroga Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

22/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diagnosticado com covid-19 e obrigado a cumprir quarentena no hotel em Nova York, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recebeu de vários seguidores nas redes sociais votos de melhoras. Nos stories do Instagram, ele reproduziu na noite de ontem uma dessas mensagens, que indiretamente levantava dúvida sobre a eficácia da vacina CoronaVac e também sobre as medidas de segurança.

"Que ironia! Ministro Marcelo Queiroga seguiu todos os protocolos, vacinou com a CoronaVac, usa máscara o tempo inteiro e foi contaminado. O presidente não se vacinou, não usa máscara, estava ao lado dele e não pegou", comentou a internauta Ana Flávia Nóbrega.

A postagem durou poucos minutos, já que pouco depois da meia-noite Queiroga a apagou.

Seguindo a mesma linha negacionista, bolsonaristas fizeram da hashtag #Vacinados um dos assuntos mais comentados do Twitter na manhã de hoje, com comentários que usam o caso do ministro da Saúde para questionar a eficácia dos imunizantes e do passaporte de vacinação. A tese não se sustenta, já que especialistas explicaram várias vezes que a vacina não impede completamente a infecção por coronavírus, mas reduz drasticamente a ocorrência de casos graves.