Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Delegado da PF que denunciou Salles ao STF faz clipe cantando pela Amazônia

Delegado Alexandre Saraiva - Reprodução de vídeo
Delegado Alexandre Saraiva Imagem: Reprodução de vídeo

Colunista do UOL

30/09/2021 13h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de estrear como cantor, gravando música em dueto com a cantora Simone Guimarães pela defesa da Amazônia, o ex-superintendente da Polícia Federal no Amazonas Alexandre Saraiva lançou ontem o clipe da canção.

Na abertura do vídeo, aparece o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que foi denunciado por Saraiva em notícia-crime encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal). O ex-ministro é acusado pelo delegado de dificultar ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente; exercer advocacia administrativa e integrar organização criminosa.

Antes de começar a música, intitulada "SOS Amazônia", Salles aparece à frente de toras de madeira apreendidas na Operação Hadroantus, ao lado da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e do senador Zequinha Marinho (PDT-PA). "Estamos vendo aqui madeiras estragando e o risco de perda desse material", diz Salles, tratando a madeira como mercadoria.

Em seguida, a música começa com imagens da floresta amazônica e de toras de madeira cortadas e abandonadas nas clareiras.

"Se a terra sangrar/ Se o fogo arder/ Não vou descansar/ Ninguém vai vender/ Ipê, azulão, Tupã, Cambará/ Ninguém vai vender/ Meu chão, meu lugar", diz um trecho da composição, de autoria de Simone Guimarães e Cristina Saraiva (que, apesar do sobrenome, não tem parentesco com o delegado).

Após fazer notícia-crime contra Salles, Saraiva foi retirado da Superintendência da PF no Amazonas e mandado para delegacia na cidade fluminense de Volta Redonda, onde está atualmente.

O delegado disse que, antes da gravação, só tinha cantado no chuveiro. "Estou respondendo a dois procedimentos disciplinares porque falei nos programas Roda Viva e Cidades e Soluções", explicou Saraiva à coluna. "Se não querem que eu fale, agora eu canto."

A música é inspirada na atuação do policial no combate ao desmatamento da floresta. A letrista Cristina Saraiva é parceira de grandes nomes da música brasileira como Ivan Lins e Francis Hime e já teve músicas gravadas por Chico Buarque, Leila Pinheiro e Elba Ramalho.