Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Polícia arquiva investigação sobre 'denúncia' de comunismo em escola

Damares Alves - Reprodução/vídeo
Damares Alves Imagem: Reprodução/vídeo

Colunista do UOL

02/12/2021 09h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Polícia Civil do Rio arquivou a investigação com base em denúncia enviada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) de que uma escola pública de Resende estaria expondo alunos a "conceitos comunistas" e "ideologias de gênero". Segundo a assessoria de comunicação da polícia, não foi encontrada nenhuma prova de ilegalidade contra professores do Colégio Municipal Getúlio Vargas.

Como a coluna informou, o ministério chefiado por Damares Alves enviou ao estabelecimento de ensino um "relato de ocorrência" baseado em denúncia anônima sobre o assunto. O diretor da escola, Paulo Henrique Nogueira, recebeu intimação no dia 18 de novembro e prestou depoimento à Polícia Civil quatro dias depois. A notificação foi criticada pela Associação dos Profissionais da Educação Municipal de Resende e pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro.

Professor de História da escola que foi alvo do MMFDH, Marcelo Klein diz que a resposta da comunidade escolar - pais de alunos, inclusive - foi de repúdio à denúncia. "Para a opinião pública, essa estratégia é ruim para o bolsonarismo. Isso evidencia o quanto eles são toscos", diz ele.

"Relato de ocorrência" do Ministério da Mulher, da Família e dos Dir eitos Humanos - Reprodução - Reprodução
"Relato de ocorrência" do Ministério da Mulher, da Família e dos Dir eitos Humanos
Imagem: Reprodução

Klein explica que os professores trabalham em sala de aula o pensamento marxista assim como o pensamento liberal. "A denúncia distorce o conteúdo que é ensinado na escola, sobre materialismo científico, sobre sexualidade. Isso faz parte do currículo das áreas de Humanas e Ciências da Natureza", afirma.

Considerada uma cidade de hábitos conservadores, Resende tem muitos militares entre seus habitantes. Ali se localiza a Academia Militar de Agulhas Negras (Aman), centro responsável pela formação de oficiais que chegam à cúpula do Exército. O presidente Jair Bolsonaro foi aluno da Aman.