Topo

Diogo Schelp

Conheça as possíveis candidatas a vice do democrata Joe Biden nos EUA

A senadora democrata Kamala Harris, em Washington - Yuri Gripas/Reuters
A senadora democrata Kamala Harris, em Washington Imagem: Yuri Gripas/Reuters

Colunista do UOL

10/08/2020 12h51Atualizada em 10/08/2020 14h49

Joe Biden, o candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, deve anunciar esta semana quem será sua companheira de chapa. Sim, ainda que as especulações em torno do possível nome para vice-presidente apontem para perfis bastante diversos, uma coisa parece certa: Biden vai escolher uma mulher para ajudá-lo a derrotar a dupla republicana Donald Trump/Mike Pence, que tentará a reeleição no próximo dia 3 de novembro.

As chances da chapa democrata são boas. Mesmo tendo perdido o ímpeto nas últimas pesquisas de intenção de voto, Biden segue à frente de Trump em nível nacional (com 6 pontos percentuais de vantagem, em média) e também nos estados decisivos para o colégio eleitoral (com uma diferença de 5 pontos percentuais, em média).

Ao escolher sua VP, Biden já avisou que quer alguém que seja o que ele foi para o presidente Barack Obama (2009-2017). Ou seja, uma vice-presidente com quem se sinta em sintonia e que discorde dele apenas em privado, jamais em público.

Trata-se de uma escolha estratégica para o Partido Democrata não apenas para a eleição deste ano, mas também para 2024. Afinal, Joe Biden, que tem 77 anos, já anunciou que, se eleito, não pretende buscar a reeleição. Sua companheira de chapa, portanto, terá o trampolim montado para sucedê-lo, com potencial para se tornar a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

A seguir, conheça as seis democratas que, segundo a imprensa e analistas americanos, são as mais cotadas para compor a chapa com Biden:

9.set.2014 - A conselheira de Segurança Nacional dos EUA, Susan Rice, cumprimenta o ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Pequim, antes de reunião na sede da chancelaria chinesa - Andy Wong/Pool/Reuters - Andy Wong/Pool/Reuters
9.set.2014 - A ex-conselheira de Segurança Nacional dos EUA, Susan Rice, em Pequim
Imagem: Andy Wong/Pool/Reuters
Susan Rice

Ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU no governo Obama, Rice, de 55 anos, tem a vantagem de já ser conhecida nacionalmente e de ter experiência em um posto de grande responsabilidade.

Assim como Kamala Harris (veja a seguir), seria a primeira mulher negra a compor uma chapa presidencial. Por outro lado, tem no currículo a atuação em episódios controversos da política externa de Obama, como a reação ao atentado de radicais islâmicos contra o consulado americano em Bengazi, na Líbia, em 2011, que levou à morte do embaixador.

Kamala Harris

Senadora de 55 anos, foi procuradora-geral da Califórnia e destaca-se pelo carisma e pela oratória. Filha de mãe indiana e pai jamaicano, ambos cientistas e professores universitários, ela poderia ajudar Biden a reforçar seu favoritismo entre o eleitorado negro e de descendentes de imigrantes. Há quem defenda que ela prefira não compor a chapa e, em vez disso, se ofereça para o cargo de procuradora-geral, o que nos Estados Unidos equivale ao cargo de ministra da Justiça, para lhe dar mais poder e visibilidade.

A senadora democrata Elizabeth Warren, de Massachusetts - Scott Eisen/Getty Images - Scott Eisen/Getty Images
A senadora democrata Elizabeth Warren
Imagem: Scott Eisen/Getty Images
Elizabeth Warren

A senadora de 71 anos disputou as prévias democratas contra Joe Biden e é conhecida por empolgar a militância do partido. Foi a que mais angariou doações para a campanha de Biden, por exemplo.

Por outro lado, situa-se politicamente à esquerda de Biden e pode ser preterida por alguém de perfil mais moderado.

Gretchen Whitmer

A governadora do estado de Michigan, de 48 anos, tem se encontrado com frequência com Biden, o que elevou as apostas em seu nome. Possui afinidade com as propostas políticas de Biden e é jovem, o que se enquadra na estratégia democrata de usar a candidatura para formar a próxima geração de presidentes, mas os problemas que ela tem enfrentado para controlar a pandemia do novo coronavírus podem atrapalhar seus planos.

14.fev.2018 - A senadora norte-americana Tammy Duckworth - Alex Brandon/AP - Alex Brandon/AP
14.fev.2018 - A senadora Tammy Duckworth
Imagem: Alex Brandon/AP
Tammy Duckworth

Senadora, de 52 anos, é veterana da Guerra do Iraque. O helicóptero que ela pilotava foi abatido em combate e ela perdeu as duas pernas. Ela tem a possibilidade de ser a primeira descendente de asiáticos (a mãe era tailandesa) a compor uma chapa presidencial, mas tem a desvantagem de ser menos conhecida em nível nacional.

Karen Bass

Deputada negra de 66 anos, estava bem cotada na disputa, mas perdeu pontos nas últimas semanas por se atrapalhar ao explicar elogios feitos no passado ao ditador cubano Fidel Castro.

Entre todas as cotadas, um aspecto certamente será levado em conta na escolha da vice de Biden: a capacidade de agradar ao eleitorado sem causar polêmicas. Isso porque, historicamente, candidatos a vice ajudam pouco, mas, se mal escolhidos, podem causar grande dano à campanha.