Topo

Jamil Chade

Regime do Irã enfrentava momento ruim e conflito foi presente, diz ativista

Hadi Ghaemi, ativista iraniano de direitos humanos - Divulgação
Hadi Ghaemi, ativista iraniano de direitos humanos Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

09/01/2020 16h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Qassem Soleimani, militar iraniano morto na semana passada pelos EUA, era um criminoso de guerra e o regime em Teerã vem aplicando uma dura censura contra a imprensa local para garantir que ele se transforme em um "mártir".

Quem faz o alerta é um dos principais especialistas sobre a situação de direitos humanos no Irã, Hadi Ghaemi. Com base nos EUA, ele lidera o Centro para Direitos Humanos no Irã, entidade que se transformou em referência na documentação de violações de direitos humanos no país persa. Após a invasão do Afeganistão em 2001, Ghaemi fez parte da primeira comissão da ONU para investigar a situação do país.

Ghaemi considera que, em meio a protestos e questionamentos, o governo iraniano ganhou um "grande presente". A morte do militar permitiu a cúpula do governo "mudar a conversa, declarar o país em guerra com os Estados Unidos e fomentar as paixões nacionalistas".

O especialista, porém, alerta sobre o impacto das sanções implementadas pelo governo de Donald Trump sobre o povo iraniano.

Em entrevista à coluna, o defensor de direitos humanos deixou claro que a população iraniana pouco sabe sobre o militar morto e que abriu uma nova crise internacional.

Primeiro, devemos notar que os iranianos são muito susceptíveis ao nacionalismo e o governo pode manipular as suas paixões, tal como vemos tais tendências em todo o mundo nos dias de hoje. Em segundo lugar, a população em geral no Irã tem muito pouco acesso a notícias e análises independentes devido à censura abrangente e ao rígido controle e filtragem da Internet. A única transmissão de rádio e televisão é de propriedade do Estado e a mídia impressa está sujeita a controles draconianos.

"Como resultado dos dois fatores acima, a população comum do Irã sabe muito pouco sobre Soleimani. Seu principal conhecimento sobre ele é que ele foi um líder militar crítico na proteção da marcha das forças do Estado Islâmico (EI) em direção ao Irã e que ele manteve o país a salvo dos ataques do Estado Islâmico", explicou o especialista que chegou aos EUA nos anos 80.

"No entanto, para a comunidade de direitos humanos, o general Soleimani é uma pessoa responsável por crimes de guerra na Síria e no Iraque, além de fazer parte da maquinaria da Guarda Revolucionária que tem reprimido e matado muitos iranianos ao longo dos anos", constatou.

6.jan. 2019 - Multidão se reúne em Teerã para prestar homenagem a Qasem Soleimani, morto em um ataque dos EUA em Bagdá - Atta Kenare/AFP - Atta Kenare/AFP
6.jan. 2019 - Multidão se reúne em Teerã para prestar homenagem a Qasem Soleimani, morto em um ataque dos EUA em Bagdá
Imagem: Atta Kenare/AFP

Segundo ele, a personalidade do militar morto é mais complexa que as informações passadas, principalmente sobre seu papel na derrota do Estado Islâmico.

Embora ele tenha mantido o Irã a salvo das forças do EI e tenha sido um importante estrategista militar na derrota do EI, ele também contribuiu para a criação do grupo em primeiro lugar. Há uma década, ele instruiu o governo xiita iraquiano a expulsar os iraquianos sunitas dos postos-chave do governo e dos militares. Essas políticas alienaram as forças sunitas iraquianas, exasperaram os conflitos religiosos e faccionais e levaram à criação do EI.

Ghaemi também destaca a situação da guerra na Síria e o envolvimento do militar. "O início da revolta síria era popular e pacífica do povo sírio que não tinha uma dimensão militar", disse. "Foi Soleimani e suas forças que prestaram apoio crítico ao governo de Bashar Assad para acabar com esta revolta com derramamento de sangue, resultando em uma eventual guerra civil", constatou.

"Ao longo desta guerra civil, milhões de civis sírios foram mortos e deslocados. Soleimani foi um arquiteto deste resultado que, no início, nada teve a ver com o EI ou com a proteção das fronteiras iranianas. Ele partilha a responsabilidade pelos crimes de guerra cometidos pelo governo sírio", declarou.

03.jan.2019 - Foto de março de 2015 mostra o general iraniano Qassem Soleimani, morto em um atentado dos EUA durante a madrugada de hoje - KHAMENEI.IR/AFP - KHAMENEI.IR/AFP
03.jan.2019 - Foto de março de 2015 mostra o general iraniano Qassem Soleimani, morto em um atentado dos EUA durante a madrugada de hoje
Imagem: KHAMENEI.IR/AFP
Paixão e nacionalismo

Ghaemi, que por anos trabalhou para a Human Rights Watch, indicou que o "iraniano médio só conhece o papel de Soleimani empurrando o EI para longe das fronteiras iranianas". "Eles são altamente suscetíveis à propaganda do governo e às paixões do nacionalismo cego", disse.

"O governo iraniano tem muito habilmente batido essas paixões para retratar Soleimani como um herói nacional. As políticas americanas em relação ao Irã apenas contribuíram para esta ascensão de paixões nacionalistas", alertou.

"Mas a comunidade de direitos humanos, embora reconheça o papel de Soleimani na derrota do EI, também o implica em crimes de guerra, especialmente na Síria", constata.

Censura

Na avaliação do especialista, a crise entre Teerã e Washington ocorreu num momento especialmente importante para o regime iraniano.

"Esta última semana de escaladas entre os dois países levou-os quase a um confronto militar direto e a uma guerra", disse. "Isso aconteceu na pior altura possível para os assuntos internos e para os direitos humanos no Irã", afirmou.

Em novembro, centenas de milhares de iranianos protestaram em mais de 100 cidades contra a repressão do governo. O governo respondeu imediatamente com um massacre que matou pelo menos 500 manifestantes e possivelmente muitos mais. Simplesmente não sabemos porque não havia jornalistas estrangeiros noticiando o massacre e o governo fechou toda a internet durante uma semana enquanto o massacre acontecia e não permitiram que a mídia interna cobrisse ou noticiasse o ocorrido.

Segundo ele, até a semana passada, o principal discurso doméstico no Irã era sobre o motivo pelo qual o governo agiu com tanta violência, quantos foram mortos e por quê.

"Além disso, a preocupação com mais de 7.000 manifestantes detidos em todo o país e retidos sem o devido processo legal estava em alta. Havia um sentimento público generalizado de que a repressão do governo não pode mais ser tolerada. A legitimidade da República Islâmica e do seu governo foi gravemente prejudicada", explicou.

"Mas com o assassinato de Soleimani, todas estas questões foram apagadas do discurso público. Foi um grande presente para os líderes iranianos, permitindo-lhes mudar a conversa e declarar o país em guerra com os Estados Unidos e fomentar as paixões nacionalistas", disse.

"Como resultado, o governo se tornou ainda mais repressivo na última semana. Não são toleradas vozes de discordância ou mesmo críticas brandas ou questionamentos das políticas governamentais. A censura aumenta e não há responsabilidade pelas centenas de mortos e milhares de detidos em novembro", declarou.

Trump critica mas ameniza o tom no conflito com Irã

Band Notí­cias


De acordo com o ativista, as autoridades iranianas fecharam um site de notícias porque em um artigo um jornalista havia se referido ao "assassinato" de Soleimani, em vez de usar a caracterização oficial de "martírio". "Isto foi um crime e um insulto contra Soleimani, de acordo com a justiça", contou o defensor de direitos humanos.

Sanções

Ghaemi considera que as sanções econômicas implementadas contra o Irã têm tido um "impacto devastador" na subsistência do povo.

"Isso fez parar grande parte das atividades econômicas e resultou em desemprego generalizado, tornando muito mais difícil a sobrevivência de muitas famílias", disse. "O acesso à alimentação, à medicina, aos cuidados de saúde e à educação é severamente e negativamente afetado", insistiu.

"Grande parte da classe média do Irã caiu na pobreza e mal consegue sobreviver. Isto é evidente nos anúncios econômicos do próprio governo", declarou.

Ele lembra que, em novembro, o governo aumentou os preços da gasolina e removeu os subsídios à energia. "O seu raciocínio era que o governo quer pagar subsídios diretos em dinheiro a 60 milhões de iranianos necessitados, em vez de subsidiar os custos de combustível e energia. Num país de 81 milhões de pessoas, isto é um reconhecimento de que quase 75% da população está sob dificuldades econômicas", constatou.

Mas ele rejeita a tese de que apenas as sanções explicam o desastre econômico. "A corrupção generalizada do Estado e a falta de políticas econômicas adequadas durante quarenta anos são também a principal razão para as dificuldades que os iranianos estão atravessando", disse.

"Em geral, a vida diária dos iranianos comuns é muito pior devido às sanções, à repressão do governo, à corrupção generalizada e à falta de quaisquer políticas econômicas coesas", completou.