Topo

Jamil Chade

Biden: "Não tem nada de macho sobre não usar máscara"

O presidente eleito, Joe Biden, tem uma visão mais globalista, de inserção dos EUA, do que o atual presidente, Donald Trump - Getty Images
O presidente eleito, Joe Biden, tem uma visão mais globalista, de inserção dos EUA, do que o atual presidente, Donald Trump Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

16/11/2020 18h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, alertou que a atitude de não usar a máscara não torna alguém "macho". Numa declaração nesta segunda-feira sobre seus planos para lidar com a pandemia, ele defendeu a vacina e indicou que não irá politizar o uso da máscara. "Não tem nada de macho sobre não usar máscara", disse.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro usou uma lógica diferente. "Tudo agora é pandemia, tem que acabar com esse negócio. Lamento os mortos, lamento. Todos nós vamos morrer um dia, aqui todo mundo vai morrer. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas. Olha que prato cheio para a imprensa. Prato cheio para a urubuzada que está ali atrás. Temos que enfrentar de peito aberto, lutar", declarou Bolsonaro em evento com empresários do setor de turismo.

Já Biden fez questão de usar sua coletiva de imprensa para insistir sobre a necessidade de proteger pessoas. Para ele, usar a máscara "é sobre ser patriotas, é sobre salvar vidas". "Máscara salva vidas", insistiu. "Estamos uma guerra de verdade", apontou Biden.

O presidente eleito também pediu que o distanciamento social continue a ser respeitado e defendeu encontros limitados para as festas de final de ano. Segundo ele, não deve haver mais de dez pessoas numa casa e, mesmo assim, as pessoas devem estar protegidas. "Pensem nas suas crianças, em seus pais", completou.

Biden ainda sinalizou que só existe dúvida sobre a vacina por conta das declarações contrárias de Donald Trump e acenou que, uma vez aprovada pelos órgãos de regulação, ele também será imunizado.

"Mais pessoas podem morrer"

Biden voltou a apontar que vai querer estabelecer o uso da máscara e criticou governadores republicados que têm adotado uma postura contrária. "O que acontece com essa gente?", criticou. "É totalmente irresponsável", insistiu.

O presidente eleito ainda criticou Trump e sua recusa por coordenar uma transição e uma luta contra o vírus. "Mais pessoas podem morrer", insistiu Biden, apontando como o atual presidente passa seu tempo jogando golfe.