Topo

Jamil Chade

OMS alerta que variante identificada no Brasil está se disseminando

Colunista do UOL

27/01/2021 12h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a variante do vírus da covid-19 identificada originalmente em brasileiros se dissemina e indica que existe uma "preocupação" sobre a possibilidade de que a mutação leve a uma maior transmissibilidade da doença.

Em seu informe semanal publicado nesta quarta-feira, a agência com sede em Genebra (Suíça) indicou que a variante P.1, como é chamada, já foi identificada em oito países.

"No Brasil, onde a variante foi inicialmente identificada além da detecção em um grupo de viajantes do Brasil para o Japão, o número de novos casos semanais nas últimas duas semanas é relatado em níveis mais elevados em comparação com o de setembro a novembro de 2020, e novas mortes semanais aumentaram desde o início de novembro de 2020", explicou a OMS.

"Os maiores casos semanais desde o início da pandemia foram relatados na semana que começou em 11 de janeiro de 2021", advertiu.

"Com base nas investigações preliminares realizadas em Manaus, Estado do Amazonas, houve um aumento na proporção de casos sequenciados como variante P.1, de 52,2% em dezembro de 2020, para 85,4% em janeiro de 2021, destacando a transmissão local em andamento desta variante e, dadas as mutações documentadas, levantando preocupações semelhantes para possíveis aumentos na transmissibilidade ou propensão a reinfecção", apontou a OMS.

A agência sugere que "estudos adicionais são necessários para avaliar se há mudanças na transmissibilidade, gravidade ou atividade neutralizadora de anticorpos como resultado destas novas variantes".