Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

OMS recomenda que países continuem aplicando doses da AstraZeneca

Paciente de 90 anos recebe vacina da Oxford-AstraZeneca no Brasil - Bruno Kelly/Reuters
Paciente de 90 anos recebe vacina da Oxford-AstraZeneca no Brasil Imagem: Bruno Kelly/Reuters

Colunista do UOL

12/03/2021 07h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não vê motivos para que países suspendam campanhas de imunização com a vacina da AstraZeneca. Mas está avaliando a situação, depois que diversos países europeus optaram por suspender a distribuição de doses por conta de suspeitas de coágulos de sangue que teriam surgido em pessoas imunizadas.

A entidade, nesta sexta-feira, insistiu que até hoje não recebeu nenhum registro de mortes relacionadas com nenhuma das vacinas aprovadas pela OMS. A organização ainda deixou claro que não há uma recomendação para que a vacinação seja suspensa. A vacina da AstraZeneca foi a principal aposta do governo brasileiro em sua campanha de imunização contra a covid-19.

Nos últimos dias Dinamarca, Noruega e Itália anunciaram a suspensão do uso da vacina de Oxford/AstraZeneca, o que acabou gerando também reações similares por parte de outros cinco países da UE.

Segundo o governo dinamarquês, primeiro a tomar a decisão, a medida é preventiva para que se avalia a relação com a formação de coágulos sanguíneos nos vacinados. A suspensão vai durar duas semanas.

Ainda na quinta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos Europa indicou que a vacina pode continuar a ser administrada, enquanto governos fazem suas investigações sobre casos encontrados de efeitos colaterais. De acordo com a agência, cerca de 30 casos foram identificados, entre 5 milhões de pessoas que receberam as doses. "Os benefícios continuam a ser maiores que os riscos", afirmou a agência reguladora.

Nesta sexta-feira, Margaret Harris, porta-voz da OMS, insistiu que os países que suspenderam a vacina tomaram a decisão por "questões de precaução" e que não há ainda uma prova de que os coágulos estejam relacionados com a vacina. "Trata-se de uma excelente vacina. É importante continuar a usar. Mas todos os sinais de segurança devem ser investigados", disse.

"Não há indicação para não usa-la. Não estamos recomendando que seja suspenso", insistiu Harris. Segundo ela, o conselho técnico da OMS já recebeu os dados dos países afetados e irá tomar uma decisão nos próximos dias.