Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Às vésperas do G20, Heleno ataca UE por "exagero" em pressão sobre Amazônia

Carabinieri police officers stand guard outside the convention center "La Nuvola" on October 28, 2021 in the EUR district of Rome, ahead of the G20 World Leaders Summit. (Photo by Tiziana FABI / AFP) - TIZIANA FABI/AFP
Carabinieri police officers stand guard outside the convention center "La Nuvola" on October 28, 2021 in the EUR district of Rome, ahead of the G20 World Leaders Summit. (Photo by Tiziana FABI / AFP) Imagem: TIZIANA FABI/AFP

Colunista do UOL

29/10/2021 17h22Atualizada em 29/10/2021 19h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Exagero". Foi assim que o general Augusto Heleno, ministro chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, respondeu quando questionado nesta sexta-feira em Roma sobre qual seria a mensagem do Brasil durante a cúpula do G20 sobre as acusações de desmatamento, principalmente no caso da Europa.

O encontro começa neste sábado e vai marcar a volta das reuniões presenciais entre chefes de estado. No centro do debate, porém, estará a questão climática, às vésperas da Conferência da ONU em Glasgow. Os encontros marcarão um capítulo de forte pressão contra o Brasil, acusado de não proteger as florestas e contribuir para uma crise ambiental.

Segundo Augusto Heleno, a mensagem que o governo levará ao G20 será de compromisso com a questão climática.

"O Brasil está procurando mostrar para a Europa a realidade brasileira, e não o que ficam inventando", disse. "O Brasil continua sendo um grande país, importante no contexto mundial. E tem que ser tratado com a verdade", afirmou o general. "Não pedimos não pede nada além da verdade", insistiu.

"O desmatamento é uma coisa que nos preocupa muito. Já se investiu muito. Agora, o exagero que fazem sobre o desmatamento é lamentável. Se fossem os dados que são divulgados verídicos, já teríamos desmatado o Brasil inteiro. E isso é uma mentira", disse o militar.

Dados divulgados por diferentes órgãos apontam que o desmatamento no Brasil atingiu uma taxa inédita, enquanto entidades como a ONU e indígenas denunciam o desmonte das políticas ambientais.

Para Heleno, isso não é a realidade. "O Brasil é um dos países que mais preservou suas florestas naturais. E não é fácil, numa extensão como a Amazônia, você manter um controle cerrado, é muito difícil", disse.

"Então, acontecem algumas coisas que não são as que nós queríamos. Tem que corrigir aos poucos. Mas vai sendo corrigido. Mas o controle está sendo muito mais efetivo e precisamos que o mundo conheça o Brasil verdadeiro", defendeu. "Não o Brasil que é anunciado por algumas pessoas que interessam...- não posso mais usar a palavra - prejudicar o Brasil", completou.

O militar evitou qualificar as barreiras comerciais que são criadas contra o Brasil como sendo um ato deliberado. Mas insistiu que existe um componente de concorrência. "É lógico que a situação econômica do Brasil, sobretudo do ponto de vista do agronegócio e da nossa influência no Leste da Ásia, tem influência na Europa. É natural", disse. "(É lógico) que é uma concorrência", insistiu.