Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Se proteger Daniel Silveira, Câmara se apatifará

Daniel Silveira foi detido pela Polícia Federal após decisão do ministro Alexandre de Moraes - Reprodução/GloboNews
Daniel Silveira foi detido pela Polícia Federal após decisão do ministro Alexandre de Moraes Imagem: Reprodução/GloboNews

Colunista do UOL

17/02/2021 05h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Apatifar é um verbo pouco usado. Os dicionários ensinam que significa tornar-se um patife, virar um canalha, aviltar-se. A Câmara se apatifará se oferecer proteção ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em flagrante na noite passada horas depois de pendurar na internet um vídeo em que recorre à baixaria no seu mais alto nível para atacar o Supremo Tribunal Federal e seus ministros.

Em maio de 2020, quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, arrastou o bolsonarismo para dentro de um inquérito sobre notícias falsas, Bolsonaro subiu nas tamancas: "Acabou, porra!" Era engano. Estava só começando. Daniel Silveira, um dos alvos de Moraes, forneceu material para sua prisão. Se quiser, o plenário da Câmara pode mandar abrir a cela, apatifando-se.

Continua atual a velha tirada de Churchill, sobre a democracia ser o pior regime imaginável com exceção de todos os outros. O diabo é que políticos como Daniel Silveira estão empenhados em dar razão aos que pregam alternativas piores —como a ditadura. Não notou que a democracia é o único regime em que uma hipotética sabedoria coletiva elege ignorâncias individuais.

O apatifamento da política começa pela degradação do discurso público. Um deputado dispõe de imunidade parlamentar para dizer tudo o que a lei permite. O problema é que Daniel Silveira fez da própria língua uma criminosa em série. Podendo exercer em sua plenitude o direito à liberdade de expressão, o adorador do mito tem uma dificuldade absoluta de se exprimir sem invadir o Código Penal.

Impossível catalogar Daniel Silveira em outra categoria que não seja a de um parlamentar viral. Pertence à cepa bolsonarista, originária de um presidente que assegura que não houve um golpe em 1964 nem uma ditadura militar nos 20 anos subsequentes, abomina vacinas e sonha em "tirar de circulação" os jornais. Pende da árvore genealógica desse "mito" um Zero Três que já declarou que bastam "um cabo e um soldado" para fechar o Supremo.

O mais inusitado é que o Supremo poucas vezes esteve tão vulnerável como agora. Merece inúmeras críticas. O próprio inquérito no qual Daniel Silveira encalacrou-se nasceu de um ato ilegal, editado à revelia do Ministério Público Federal pelo então presidente da Corte, Dias Toffoli. O problema é que o linguajar apatifado da crítica garante ao Supremo, por contraste, uma imagem de hedionda superioridade.