Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Reunião de Fux e Lira é um flerte com o absurdo

Colunista do UOL

08/11/2021 18h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao suspender a execução do Orçamento paralelo e ordenar que as emendas secretas e seus beneficiários sejam expostos na vitrine em 30 dias, a ministra Rosa Weber levou a mão ao interruptor que iluminará o escárnio. Ao receber Arthur Lira e outros parlamentares para uma conversa sobre a conveniência de apagar a luz que a liminar de Rosa deseja acender, Luiz Fux flertou com o absurdo.

Lira e Fux exercem papeis análogos. Embora sejam presidentes da Câmara e do Supremo, eles não têm poderes para impor suas vontades aos colegas. São meros coordenadores da pauta. A diferença entre ambos é que Lira reina na escuridão da Câmara distribuindo verbas públicas à sua camarilha como se fosse dinheiro grátis. Ao recebê-lo, Fux contribui para a progressiva deterioração da imagem do Supremo como Poder independente.

No despacho que eletrificou os subterrâneos de Brasília, Rosa Weber foi ao ponto. Disse que "causa perplexidade" a distribuição de bilhões em verbas do orçamento federal para que congressistas selecionados "utilizem recursos públicos conforme seus interesses pessoais." Classificou a mesada secreta como algo "incompatível com a forma republicana e o regime democrático de governo".

Bolsonaro considerou a liminar de Rosa Weber injusta. Lira avalia que a ministra subverte a autonomia entre os Poderes. Quem discorda de uma decisão judicial deve recorrer, expondo seus pontos de vista nos autos. Lira recorreu. O que torna a visita ao Supremo desnecessária.

Fux acha que seu encontro com Lira não tem nada demais. Entretanto, não há força no universo capaz de deter a maledicência segundo a qual nada é uma palavra que ultrapassa tudo nas conversas em que magistrados cedem suas orelhas aos embargos auriculares de advogados ou de personagens encrencados.

O projeto centrão de poder baseia-se na ocupação predatória do Estado. Seu objetivo central é assegurar que as verbas do Orçamento federal continuem escoando pelo ladrão. Com a luz acesa, é difícil controlar o jorro. Se o petrolão e o mensalão ensinaram alguma coisa foi que, no escuro, é mais fácil converter a coisa nossa em cosa nostra.

O Supremo precisa referendar a liminar de Rosa Weber. O contribuinte brasileiro tem o direito de saber como e onde os parlamentares malversam o dinheiro arrancado dos seus bolsos.