Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Número de mulheres cresce nas Forças Armadas, mas elas ainda são apenas 9%

A capitã de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes se tornou a primeira mulher a ser promovida a almirante nas Forças Armadas - Gianne Carvalho/Folhapress
A capitã de mar e guerra Dalva Maria Carvalho Mendes se tornou a primeira mulher a ser promovida a almirante nas Forças Armadas Imagem: Gianne Carvalho/Folhapress

Colunista do UOL

14/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na semana em que se comemora o dia internacional das mulheres, os dados das Forças Armadas no Brasil ilustram como a quantidade de mulheres que integram os quadros das Forças Armadas brasileiras cresce a cada ano, mas em ritmo muito lento.

De acordo com documentos obtidos por Lei de Acesso à Informação, em fevereiro, hoje são 33.187 mulheres em alguma das três forças, um total de 9%. Os homens ainda representam a imensa maioria: 330.983.

Para verificar como o crescimento é lento, em 2014, esse número foi de 7%, com apenas 25.555 mulheres no total das Forças Armadas.

No topo, estão três mulheres. A primeira, só em 2012. Virou contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes. Sete anos depois foi a vez da contra-almirante Luciana Mascarenhas. Na FAB (Força Aérea Brasileira), foi promovida no ano passado, a brigadeiro Carla Martins.

O Exército ainda não possui uma mulher nessa posição. Hoje existe um seleto grupo de sete mulheres no Exército que estão em formação disputando a possibilidade de concorrer a uma promoção de general.

Mesmo assim, proporcionalmente, a maior parte delas está na FAB: 18,73%, um total de 12.343 mulheres.

Em números absolutos, porém, a maior quantidade está no Exército: 12.463. Mas, como o número de homens é muito superior, elas representam 5,68% dessa Força.

A Marinha, apesar de ter duas no topo da carreira, possui apenas 8.381, o representa 10,61% de seus quadros. Mas foi a Marinha quem primeiro implementou a carreira para as mulheres, a partir de 1981.