Topo

Kennedy Alencar

Pandemia esvazia convenção democrata, mas Trump provoca e vai a Wisconsin

O democrata Joe Biden (à esquerda) e o republicano Donald Trump, que disputam a corrida presidencial norte-americana - BBC
O democrata Joe Biden (à esquerda) e o republicano Donald Trump, que disputam a corrida presidencial norte-americana Imagem: BBC

Colunista do UOL

17/08/2020 14h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CNN fez um trocadilho ao noticiar a abertura da Convenção Nacional Democrata em Milwaukee, no estado de Wisconsin. "Convenção não convencional", descreveu a rede de TV americana.

Com a pandemia, o encontro do Partido Democrata foi esvaziado. Delegados se reunirão em Milwaukee entre hoje e quinta-feira para oficializar a chapa Joe Biden e Kamala Harris para presidente e vice-presidente dos Estados Unidos. O tema da convenção é "Unindo a América", um contraponto ao modo divisionista como o republicano Donald Trump governa.

Mas Biden, Harris e as principais estrelas da legenda não irão à convenção, que tem formato "pandêmico": todos farão discursos virtuais, o que torna a atual Convenção Nacional Democrata muito diferente das anteriores, quando delegados e cabos eleitorais lotavam os lugares onde eram realizados esses encontros.

Wisconsin, com apenas 10 votos entre os 538 do Colégio Eleitoral, é considerado um estado que oscila entre democratas e republicanos. O presidente Donald Trump ganhou em 2016, mas Barack Obama venceu em 2008 e 2012.

Há quatro anos, Trump derrotou Hillary Clinton em 2016 por apenas 0,77 ponto percentual de diferença. Agora, Biden lidera nas pesquisas no estado com relativa folga. Na média dos levantamentos, tem dianteira de 6,5 pontos percentuais contra Trump. O democrata marca 50% contra 43,5% do republicano.

Na noite de abertura da convenção, o principal discurso será da ex-primeira-dama Michelle Obama. Também falarão o senador Bernie Sanders, principal nome da esquerda democrata e último pré-candidato a desistir em favor de Biden, e o governador de Nova York, Andrew Cuomo, que lidou com sucesso a reação na região contra o coronavírus.

Trump está "na área"

Enquanto os democratas participam virtualmente, Trump decidiu visitar o estado nesta segunda-feira. Vem à cidade de Oshkosh, que fica ao norte de Milwaukee. Ele viaja por Wisconsin, Minnesota, Iowa e Arizona entre hoje e amanhã, criando fatos políticos para disputar espaço midiático com a Convenção Nacional Democrata.

O republicano quer marcar diferença com Biden, a quem acusa de fazer campanha do porão de sua casa no estado de Delaware. A Convenção Nacional Republicana, que acontecerá semana que vem, também será praticamente virtual. Trump já disse que não irá ao encontro, que ocorrerá na Carolina do Norte.

O presidente avalia se fará o seu discurso de aceitação da indicação da ala pessoal da Casa Branca, o que tem sido criticado pela imprensa, ou se irá à cidade de Gettysburg, na Pensilvânia.

No ano de 1863, houve em julho uma decisiva batalha da Guerra Civil americana em Gettysburg. A União derrotou os confederados. Em novembro do mesmo ano, Abraham Lincoln fez em Gettysburg o seu mais famoso discurso, que tinha apenas 272 palavras.

Ao falar da perspectiva de vitória da União contra os confederados e o fim da escravidão, Lincoln disse que os Estados Unidos eram uma "nova nação, concebida em liberdade, e dedicada ao propósito de que todos os homens foram criados como iguais". Em seguida, afirmou que "o governo do povo, para o povo, pelo povo, não desapareceria da face da terra". Ele seria reeleito em 1864 e assassinado no ano seguinte.

Apesar de estar léguas distante da importância de Lincoln, Trump vive tentando traçar paralelos com o republicano que é considerado por muitos estudiosos como o melhor presidente da história dos Estados Unidos. Rivalizariam com Lincoln apenas George Washington e Franklin Delano Roosevelt.

Força do agronegócio e berço da Harley-Davidson

Wisconsin é um estado com 6 milhões de habitantes e um padrão de vida alto, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,932 em 2017. Milwaukee, com exceção da área central, parece um típico subúrbio americano com suas casas de classe média e ruas amplas e arborizadas.

A força econômica do estado vem do agronegócio, com destaque para latícinios. Wisconsin é o maior produtor de queijo e manteiga do país. Tem grandes rebanhos de gado de corte e para produção de leite.

O Museu da Harley-Davidson, a icônica moto do sonho americano, fica em Milwaukee. Com um belo prédio modernista, o Museu de Arte também é uma das grandes atrações. Bares e restaurantes estão abertos. Localizada à margem do Lago Michigan, a cidade tem 600 mil habitantes. A região metropolitana possui 1,5 milhão de pessoas.

Atualização: em Wisconsin, Trump disse que decidiu fazer o discurso de aceitação da candidatura da Casa Branca. Lincoln agradece.

Correção: a capital de Wisconsin é Madison e não Milwaukee, como publicado anteriormente. Milwaukee é a cidade mais populosa do Estado.