Topo

Kennedy Alencar

"Trump estimula violência porque tem medo de perder", diz eleitora de Biden

Angela Cirino, eleitora de Biden preocupada com direitos humanos nos EUA. Coluna esteve em local de votação na capital americana - Kennedy Alencar/UOL
Angela Cirino, eleitora de Biden preocupada com direitos humanos nos EUA. Coluna esteve em local de votação na capital americana Imagem: Kennedy Alencar/UOL

Colunista do UOL

03/11/2020 15h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O sucesso do voto antecipado nos Estados Unidos (EUA) esvaziou as seções eleitorais no distrito de Columbia, onde fica a capital Washington, na comparação com estados nos quais houve demora para votar. Na maior seção eleitoral da cidade, a arena Capital One, em Chinatown, os eleitores votaram rapidamente. Já em Nova York e Filadélfia, no começo do dia, eleitores levavam uma hora nas filas para chegar à urna.

Dos cerca de 440 mil eleitores registrados em Columbia, 282.722 americanos votaram antecipadamente em Washington devolvendo a cédula pelo correio, depositando-a numa caixa de coleta ou indo a seções eleitorais abertas desde a última terça, dia 27 de outubro. O distrito, com 670 mil habitantes, tem apenas 3 votos no Colégio Eleitoral.

"Trump está com medo de perder. Por isso, ele estimula eleitores deles a serem violentos porque está assustado com a possibilidade de deixar a Casa Branca", diz Angela Cirino, 26 anos, eleitora democrata e consultora política que votou em cinco minutos nesta terça-feira ensolarada, mas fria, com o termômetro na casa dos 14 ºC.

Angela diz que Trump "fala muita bobagem" para tentar acobertar seus erros no governo e na condução da pandemia. Ela afirma que escolheu votar em Biden "porque direitos humanos importam mais do que dinheiro, porque as pessoas merecem ser tratadas dignamente".

Aposentada, Jacqueline Clowers votou em Biden porque "ele vai livrar o país da covid-19, vai tornar o uso de máscaras obrigatório e vai aumentar os impostos dos mais ricos". Ela, que não revela a idade, diz que é democrata "há quarenta anos" e não podia deixar de votar nesta eleição por medo da pandemia. "Cumpri meu dever. Precisamos nos livrar de Donald Trump."

Ted Darreaux, servidor público federal aposentado que votou em Trump - Kennedy Alencar/UOL - Kennedy Alencar/UOL
Ted Darreaux, servidor público federal aposentado que votou em Trump
Imagem: Kennedy Alencar/UOL
Ted Darreaux, 77 anos, é um raro eleitor de Trump na capital americana, uma bolha democrata. Funcionário público aposentado, ele votou em Trump porque Biden "não tem saúde para ser presidente". Ele se disse preocupado com o risco de protestos violentos, mas acha provável que eles aconteçam em Washington apenas se o candidato democrata perder.

Darreaux defende a resposta de Trump à pandemia. "Nenhum outro presidente teria feito muito diferente ou muito melhor". Indagado sobre as vezes em que Trump minimizou a pandemia e não incentivou o uso de máscara, ele acha que o presidente errou, mas que essas atitudes não são responsáveis por agravar a pandemia. "O governo federal conseguiu dar aos governadores todos os aparelhos de respiração assistida e material médico."

Sky Azure, 37 anos, que faz caminhadas com cachorros para ganhar a vida, diz que votou em Biden para dar um "tratamento mais humanitário aos imigrantes, sobretudo crianças afastadas dos pais". Para ele, Trump "só sabe dividir o país e será o maior responsável por protestos violentos, porque mente o tempo todo e incentiva seus apoiadores a acreditar que a eleição será roubada se ele perder".