Topo

Kennedy Alencar

Bolsonaro comete maior erro diplomático ao não reconhecer vitória de Biden

Com derrota de Trump, Bolsonaro fica órfão de padrinho, diz jornal francês - TOM BRENNER
Com derrota de Trump, Bolsonaro fica órfão de padrinho, diz jornal francês Imagem: TOM BRENNER

Colunista do UOL

09/11/2020 11h44Atualizada em 09/11/2020 14h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não reconhecer a vitória de Joe Biden é o maior erro cometido até agora pela política externa do presidente Jair Bolsonaro. A diplomacia de Bolsonaro e do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) vem destruindo a imagem internacional do Brasil nos organismos internacionais e isolando o país no jogo geopolítico.

Bolsonaro e Araújo submetem os interesses nacionais do Brasil a uma mentira sustentada pelo presidente Donald Trump, a narrativa de que a eleição foi roubada. Com sua atitude irresponsável, Bolsonaro perdeu uma chance de reduzir o prejuízo dos erros que cometeu na eleição americana, na qual tomou abertamente partido de Trump.

Com a eleição de Biden, uma política externa séria já teria orientado o presidente brasileiro a cumprimentar o democrata eleito para comandar a maior potência do planeta. Mas a mistura de incompetência diplomática e cegueira política prevaleceu, com a inacreditável afirmação do vice-presidente Hamílton Mourão de que Bolsonaro vai aguardar os resultados da justiça americana.

Ora, as ações que Trump apresentou e apresentará carecem de provas. Não houve fraudes nas eleições americanas. O país não tem uma Justiça Eleitoral como o Brasil. Cada estado tem as suas regras eleitorais para votação e apuração. A organização e apuração são feitas nos condados, localmente. Pode demorar semanas ou meses para o fim das contestações. A posse de Biden será em 20 de janeiro.

Bolsonaro alinhou o Brasil a países autoritários, como China, Rússia e Coreia do Norte, que não reconheceram a vitória de Biden. Coloca o país ao lado do México, onde o presidente Andrés Manuel Lopez Obrador, um populista de esquerda, também decidiu negar a realidade.

Quanto mais demora a reconhecer a incontestável vitória de Biden, mais Bolsonaro prejudica os interesses brasileiros na relação com os Estados Unidos. Bolsonaro amplia dificuldades políticas para se relacionar com o governo Biden e dá mais motivos para uma reação dura da futura administração de Washington na área ambiental e nas questões econômicas do relacionamento bilateral. Araújo, que deveria se apressar em reduzir tensões, joga gasolina na fogueira.

Com complexo de vira-latas, Bolsonaro e Araújo apequenam o Brasil o tempo todo. Os dois já tinham conseguido a proeza de dinamitar as relações com a Argentina e a China. Fizeram o Brasil virar piada nos organismos internacionais. Agora fazem coro com a irresponsável e golpista tentativa de Trump de contestar uma eleição limpa. Haja incompetência.

Correção: a Arábia Saudita reconheceu a vitória de Biden, ao contrário do publicado na versão anterior deste texto.