Topo

Leonardo Sakamoto

"Vale esta": Nome de arquivo indica Reforma Tributária concluída às pressas

Guedes em coletiva no Senado sobre reforma tributária - Reprodução/TV senado
Guedes em coletiva no Senado sobre reforma tributária Imagem: Reprodução/TV senado

Colunista do UOL

23/07/2020 11h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo federal apresentou a primeira parte do seu projeto de Reforma Tributária, nesta terça (21), após meses de promessas e adiamentos. Com isso, chega atrasado ao debate que já vem sendo travado através de três propostas que tramitam na Câmara e no Senado desde o ano passado.

Quem esperava que, depois de tanto tempo, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes apresentariam algo completo, decepcionou-se. Essa primeira fatia prevê principalmente a substituição do PIS e da Cofins pela CBS (Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços).

A equipe econômica sempre afirmou que, apesar da demora, tudo estava dentro do seu planejamento e que nada ia ser esquecido ou produzido às pressas. Isso não vale, contudo, para a própria apresentação da proposta, chamada "Reforma Tributária - Quando todos pagam, todos pagam menos".

O arquivo no site do Ministério da Economia se chama "final_reforma-tributaria-versao-11-15-2-vale-esta-16h55.pdf"

Quem já produziu documentos importantes, sabe que o recurso do "vale esta" é usado após sucessivas versões de arquivos sobre um mesmo tema serem fechadas, demonstrando um processo em construção. Quem nunca?

É especialmente empregado quando alguém esqueceu de colocar ou tirar alguma coisa. Pode ser inexpressivo, como um logo, ou relevante - como uma alíquota de imposto.

A falta de revisão para o nome do documento mais importante que o governo poderia divulgar em semanas mostra o quão o processo foi fechado de afogadilho. Indicando que mesmo contando com meses para produzir uma proposta e organizar sua apresentação, tudo pode ter sido resolvido na última hora mesmo.

O governo prometeu mais três partes da reforma. Mantendo o padrão, os próximos arquivos podem se chamar "versao-final-finalissima-de-verdade-juro-depois-dessa-parei.pdf", "por-deus-deu-tempo.pdf", "ta-estranho-mas-vai-que-cola.pdf".