Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Record critica comando da CPI e Band chama Hang de "Zé Carioca deslumbrado"

Colunista do UOL

29/09/2021 22h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O longo e tumultuado depoimento de Luciano Hang à CPI da Covid foi o assunto da noite nos telejornais das principais emissoras do país nesta quarta-feira (29). Defensor do presidente Jair Bolsonaro e anunciante importante de vários canais, o empresário foi objeto de coberturas muito diferentes, mais ou menos críticas à sua participação na sessão do Senado.

O tratamento mais surpreendente foi do "Jornal da Record", que assumiu a defesa do depoente e fez críticas aos senadores que o inquiriram. "O senador da oposição, Rogério Carvalho, se descontrolou e pediu que um dos advogados do empresário fosse retirado da sessão", apontou o telejornal

"Em vários momentos, os senadores que comandaram a CPI passaram dos limites e desrespeitaram o depoente", criticou a Record. Um dos momentos citados pelo telejornal foi a alusão do relator Renan Calheiros de que Hang seria um "bobo da corte". Omar Aziz também foi alvo de críticas da emissora: "O presidente da comissão interrompeu a fala de Luciano Hang diversas vezes".

O "Jornal da Band" criticou a convocação de Hang pela CPI, mas aproveitou para ironizar a postura do empresário: "Essa CPI foi criada para investigar os erros e os crimes cometidos durante a pandemia. Tem rolo na compra de vacina, tem rolo no envio de oxigênio para Manaus, tem suspeita de rolo pesado na Prevent Senior, mas chamar esse Zé Carioca não tem nada a ver", disse o apresentador Eduardo Oinegue.

"Ele não comprou vacina, não vende vacina, não negocia com o poder público. Não passa de mais um deslumbrado, que apoia o negacionismo e defende, para a covid, o uso de remédios que não funcionam. Pra que chamar? Hoje foi mesmo um dia para esquecer", observou.

A reportagem mais longa (quase oito minutos) foi do "Jornal Nacional", que adotou um tom crítico e didático, como tem feito na cobertura do CPI, em relação às posições anticientíficas de apoiadores do governo. O "SBT Brasil" resumiu o depoimento de forma objetiva, evitando adjetivar e lembrando das principais situações ocorridas.