Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CNN convida comentarista da TV Brasil para analisar discurso de Lula

A apresentadora Carla Vilhena e o cientista político Ricardo Caldas, comentarista da TV Brasil - Reprodução
A apresentadora Carla Vilhena e o cientista político Ricardo Caldas, comentarista da TV Brasil Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

30/09/2021 16h50Atualizada em 30/09/2021 17h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A participação do cientista político Ricardo Caldas por oito minutos na tarde desta quinta-feira (30) no telejornal "Visão CNN" causou estranheza. Trata-se de um comentarista da TV Brasil, o canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), do governo federal.

Caldas foi chamado ao vídeo por Carla Vilhena para comentar uma fala do ex-presidente Lula feita em um evento interno do PT. O natural seria que a CNN Brasil recorresse a um de seus analistas. E o canal não informou que o cientista político trabalha para a TV Brasil.

"O PT tem defeitos, não presta em algumas coisas, mas é o meu partido. E se tem algum defeito, eu vou consertar esse defeito e fazê-lo ser perfeito", disse Lula, citando a economista Maria da Conceição Tavares como autora da frase.

Caldas, que trabalha na TV Brasil desde abril, afirmou que Lula deveria explicar melhor o que disse. "O presidente mesmo não mencionou quais são esses erros. É preciso que ele venha a público explicitar quais seriam esses erros e o que ele pretende fazer sobre eles".

"Não basta você dizer que tem erros, tem falhas e não quer repeti-los. Porque nos dois períodos em que o Partido dos Trabalhadores teve a oportunidade de chegar ao poder, com o presidente Lula e a presidente Dilma, a marca dos dois governos foi a corrupção", acrescentou Caldas.

Procurada, a CNN Brasil respondeu que é comum recorrer a comentaristas de fora do canal. Citou os casos recentes dos cientistas políticos Murillo de Aragão (24/09), Fernando Abrucio (27/09) e Carlos Melo (28/09). Ainda segundo o canal, Caldas foi chamado por seu perfil, mas quem o convidou ignorava o seu vínculo com a TV Brasil. Foi um erro. Segundo a CNN, ele não poderia ter sido convidado, por este motivo.