Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após quatro dias, viagem de Lula à Europa ganha espaço na TV aberta

O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu o ex-presidente Lula nesta quarta-feira, em Paris - Divulgação/Ricardo Stuckert
O presidente da França, Emmanuel Macron, recebeu o ex-presidente Lula nesta quarta-feira, em Paris Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert

Colunista do UOL

17/11/2021 20h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A agenda política que o ex-presidente Lula vem cumprindo na Europa desde sábado ganhou espaço nesta quarta-feira (17) nos telejornais das principais emissoras de TV aberta.

Ainda que de forma resumida, Globo, Band e SBT destacaram à noite o encontro entre Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron. Não escapou ao "Jornal da Band", já na abertura, uma comparação irônica com a agenda do presidente Jair Bolsonaro: "No Catar, Bolsonaro é recebido pelo emir e participa de motociata em Doha. Em Paris, Lula é recebido com honras de Estado pelo presidente da França."

O "Jornal Nacional" também noticiou as duas agendas do dia numa mesma sequência do telejornal. O telejornal da Globo, que ainda não havia mencionado a viagem de Lula, recuperou os eventos que o ex-presidente participou desde sábado num relato de 35 segundos. Sobre o encontro com Macron, o JN afirmou que "eles discutiram assuntos como a crise sanitária, luta contra o desmatamento e combate às desigualdades".

Lula encontrou-se com o futuro chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, o mesmo que foi ignorado por Bolsonaro no G-20. Fez um discurso muito elogiado no Parlamento Europeu na segunda-feira e falou na prestigiosa universidade de Sciences Po de Paris na terça.

O "SBT Brasil" também destacou o encontro de Lula com Macron, registrando os temas da agenda: "combate à pobreza e fome no mundo".

Na semana passada, três assuntos que dizem respeito às eleições de 2022 ganharam espaço no noticiário: as prévias do PSDB, marcadas para o próximo dia 21, a possível ida de Bolsonaro para o PL e a filiação de Sergio Moro ao Podemos seguida de seu discurso de candidato. Ainda que sem grande alarde, os três assuntos chegaram à TV aberta.

Já a viagem do ex-presidente Lula à Europa, desde o final da semana passada, não vinha recebendo a mesma atenção dos canais de TV aberta. Com encontros políticos na Alemanha, Bélgica, França e Espanha, é um périplo claramente de caráter político-eleitoral.