Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tá vendo muito Globo, diz Bolsonaro a apoiador que pede restrição de viagem

Colunista do UOL

26/11/2021 17h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em encontro com apoiadores nesta sexta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro rejeitou a ideia de adotar medidas restritivas a passageiros vindos de países mais afetados pela pandemia de corovaírus. Ao longo da conversa, o presidente ironizou um seguidor, preocupado com a situação, dizendo que ele "tá vendo muito Globo".

No vídeo que circula nas redes sociais, Bolsonaro diz, referindo-se à nova variante do vírus, detectada inicialmente na África do Sul: "Tá vindo um outra onda de covid. Lamentável". Ao que um apoiador pede: "O senhor devia fechar os aeroportos, não deixar ninguém vir de fora". O presidente reage dizendo: "Vai chegar, rapaz. Que loucura é essa? Que loucura é essa? Fechar o aeroporto o vírus não entra? Já está aqui dentro".

Alguém diz, então: "O vírus vai vir de fora". E Bolsonaro responde: "Não existe isso. Fecho o aeroporto. Do Paraguai não vem mais voo pra cá, por exemplo. É isso?" Uma pessoa responde: 'Da Europa". "Por que Europa?", indaga o presidente. "Não é lá que tá pior a pandemia agora?", diz o apoiador. "Você tá vendo muito Globo", diz Bolsonaro. "Não, nao vi", diz o fã do presidente. "Pessoal, tem que aprender a conviver com o vírus, infelizmente", conclui.

A jornalistas, após evento na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, no Rio de Janeiro, o presidente adotou um tom semelhante. "Tudo pode acontecer. Uma nova variante é um novo vírus. O que fazer? Tem que se preparar! O Brasil não aguenta um novo lockdown", disse. "Não adianta se apavorar, (é) encarar a realidade", acrescentou.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma nota técnica, hoje, recomendando que o governo adote medidas de restrição para viajantes e voos vindos de seis países da África em razão da identificação de uma nova variante do novo coronavírus na África do Sul. Os países citados pela agência são África do Sul, Botsuana, Eswatini (ex-Suazilândia), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Diversos países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão e Filipinas já anunciaram restrições semelhantes a viajantes da África do Sul.