Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Eleições 2022 já começaram nos telejornais; só Record ignora Lula-Alckmin

Colunista do UOL

20/12/2021 22h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ainda faltam mais de dez meses para as eleições presidenciais, em 2022, mas as diferentes movimentações políticas que vêm ocorrendo e as muitas pesquisas eleitorais já divulgadas estão ocupando espaço crescente nos telejornais das principais emissoras de TV aberta.

O jantar que reuniu o ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin, em São Paulo, na noite de domingo, foi o assunto do dia nesta segunda-feira (20) em toda a mídia. Ou em quase toda.

Globo, Band e SBT deram espaço razoável (mais de dois minutos) ao evento e destacaram o variado espectro político dos presentes. Para os três telejornais, foi dado um passo importante na aproximação do petista com o ex-tucano sob os olhos de integrantes de vários partidos de centro e esquerda.

Três aspectos da fala de Lula foram registrados: o fato de ainda não ser candidato à Presidência, Alckmin ainda não ter se filiado a nenhum partido e a observação de que os dois já trocaram "botinadas" em outras disputas eleitorais.

O evento foi citado na "escalada" (o anúncio dos destaques) do "Jornal da Band" e foi tema de uma reportagem que reproduziu trechos da fala de Lula. Ao final, o telejornal trouxe a reação negativa do ex-ministro Sergio Moro ao encontro - foi o único que fez isso. A emissora já está usando um "selo" ("Band Eleições 2022") para destacar o noticiário sobre o assunto.

O "Jornal Nacional" também exibiu trechos da fala de Lula no encontro, e uma entrevista com Alckmin, feita pela repórter Julia Duailibi, da GloboNews. O "SBT Brasil" destacou que os dois políticos "podem formar aliança para a eleição presidencial".

Apenas o "Jornal da Record" não exibiu reportagem sobre o jantar.