Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Série da CNN sobre vinhos portugueses promove a marca do dono do canal

Elisa Veeck entrevista o enólogo João Alves na propriedade de Rubens Menin no Douro - Reprodução
Elisa Veeck entrevista o enólogo João Alves na propriedade de Rubens Menin no Douro Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

16/01/2022 09h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A CNN Brasil estreou neste sábado (15) uma série documental dedicada à produção de vinhos em Portugal. Em quatro episódios, o programa é apresentado pela jornalista Elisa Veeck. O primeiro episódio foi dedicado ao Porto e à região do Douro.

Causou espanto na redação do canal, em São Paulo, que um dos segmentos, com duração de dez minutos, tenha sido sobre o vinho produzido numa propriedade do empresário Rubens Menin, que é dono da CNN Brasil.

Num tom bem mais publicitário do que jornalístico, Elisa Veeck apresentou a "Menin Douro Estates", em Sabrosa. E contou: "Esta quinta tem aproximadamente 140 hectares, o equivalente a 140 campos de futebol. Brasileiros chegaram aqui, viram o coração bater mais forte e decidiram investir nestas uvas".

Entrevistando o enólogo João Alves, que cuida do vinho da propriedade, a repórter explicou: "Foi um longo processo de recuperação destas vinhas porque elas estavam abandonadas e com muitas falhas. Uma responsabilidade que é enorme quando o desafio é produzir vinhos de qualidade e que também mantenham o DNA do chamado terroir da uva."

Na metade da matéria, a apresentadora informou em off: "Essa vinícola pertence ao empresário Rubens Menin, que também é controlador da CNN Brasil". Mas não houve justificativa para a escolha desta vinícola como a única referência da produção de vinhos no Douro.

A primeira e maior parte de "Vinhos de Portugal: Tradição e Tecnologia" tratou da produção de vinho do Porto pela família Symington, uma das maiores do país, dona das marcas Graham's, Cockburn's, Dow's e Warre's.

Abaixo, um trailer do episódio: