Topo

Reinaldo Azevedo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Coluna na Folha: Sem juízo e as regras do jogo, morreremos todos sufocados

Bolsonaro durante coletiva no dia 18 de março do ano passado. Na live desta quinta, rigorosamente um ano depois, atacou as máscaras de novo. Vai ver é um problema também cognitivo e motor. Ele nunca conseguiu entender como elas, digamos, funcionam... - Pedro Ladeira/Folhapress
Bolsonaro durante coletiva no dia 18 de março do ano passado. Na live desta quinta, rigorosamente um ano depois, atacou as máscaras de novo. Vai ver é um problema também cognitivo e motor. Ele nunca conseguiu entender como elas, digamos, funcionam... Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Colunista do UOL

19/03/2021 08h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Leiam trechos:
*
Na minha contabilidade, Jair Bolsonaro cometeu 26 crimes de responsabilidade, alguns deles também crimes comuns. Por qualquer caminho, não entrarei em minudências, seriam necessários dois terços da Câmara para retirar das suas mãos os instrumentos de Estado que servem, por ação e omissão, ao morticínio em massa. Os etimologistas do caos contestam a palavra "genocídio". Mesmo diante do genocídio. Se operadores da política e da Justiça cometerem erros importantes agora, morreremos todos. Sem estrondo nem respiradores.
(...)
As forças e lideranças que se opõem a Bolsonaro e os operadores da Justiça comprometidos com a Constituição têm de se perguntar, a cada dia, se sua ação pode concorrer para a eventual reeleição do mandatário. Sairemos lanhados dessa tragédia humanitária e civilizatória. Precisaremos reconstruir o tecido esgarçado da democracia. Ainda é possível. Resta-nos a esperança no fundo da caixa. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), num raciocínio essencialmente correto e moral, falou sobre a necessidade de as esquerdas e o centro se unirem em defesa de algum futuro. É pouco provável que aconteça no primeiro turno. Mas saibam todos: discursos e postulações, no terreno antibolsonarista, que criem zonas de exclusão --dando mais relevo ao inconciliável do que a uma pauta mínima de defesa da ordem democrática-- concorrem para a permanência daquilo que nos mata como indivíduos e nos inviabiliza como país.

Da mesma sorte, nunca foi tão grande a responsabilidade dos togados. A destruição do devido processo legal e da política como espaço de resolução de conflitos nos conduziu ao desastre. A exemplo de todo salvacionismo, também o dos fanáticos de Curitiba resultou em devastação e morte. Tenham a coragem, senhores ministros, de resgatar as regras do jogo. Não é um golpe que nos ameaça. É a desordem. Ou morreremos todos. Sem estrondo nem respiradores.
(...)
Íntegra aqui