Topo

Reinaldo Azevedo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Folha: Barros vira o símbolo político do crime como liberdade de expressão

Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, durante depoimento à CPI. Acusação que fez é indecente, mentirosa, criminosa - Agência Senado
Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, durante depoimento à CPI. Acusação que fez é indecente, mentirosa, criminosa Imagem: Agência Senado

Colunista do UOL

13/08/2021 07h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, é um exemplo bastante eloquente —até porque muito bem-sucedido na sua profissão— da pistolagem intelectual e política que chegou ao poder em 2019. Ele não fazia parte do grupo original, é verdade. Estava como aqueles crocodilos do Nilo que ficam nas águas rasas do rio Mara, no Quênia, à espera da passagem dos gnus. Em algum momento, a manada serviria de repasto. E lá estavam ele e outros de sua espécie com a bocarra pronta. A afirmação que tal senhor fez em depoimento à CPI —segundo ele, a comissão afastou do Brasil empresas dispostas a vender vacinas ao país— é mais do que uma provocação barata. Trata-se de uma mentira filo-homicida. E não tenham dúvida de que ele apelará ao que entende ser "liberdade de expressão" para mentir ainda mais e para tripudiar sobre quase 600 mil cadáveres. "Oh liberdade de expressão! Quantos crimes se cometem em teu nome!"

Atenho-me um tantinho a esse particular. É a moda do momento. Essa mesma escória passou a defender com entusiasmo, por exemplo, o fim da Lei de Segurança Nacional --enterrada, sim, pelo Congresso, mas não como pretendiam os falsos arautos da liberdade. Em seu lugar, veio a correta Lei de Defesa do Estado Democrático. Eles não queriam nada. Apostavam no vazio legal. Bolsonaro promete atendê-los por meio dos vetos, que têm de ser derrubados. Afinal, em seu país paralelo, em seu mundo paralelo, em sua realidade paralela, cada um prega o que lhe dá na telha --muito especialmente a destruição das garantias democráticas--, e as pessoas que se virem com, literalmente, as armas que têm. E quem não as tem? Ah, é nesse ponto que está a graça do jogo. As desigualdades, inclusive as ditadas por escolhas políticas e ideológicas, devem ser naturalizadas. Um dos papéis dos gnus é alimentar os crocodilos. A grandeza está na destruição. É ela que traz o progresso. "A guerra é a higiene do mundo". Ou teremos um país de maricas, de fracos, de efeminados.
(...)
Íntegra aqui