Topo

Reinaldo Azevedo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coluna na Folha: Hipocrisia se exalta com fala de Lula sobre ditador Ortega

Cartaz em protesto de abril de 2018 diz que Ortega e o ditador Somoza, deposto pela revolução sandista em 1979, "são a mesma coisa". O atual presidente da Nicarágua foi um dos revolucionários. E hoje comanda uma ditadura - Jorge Cabrera/Reuters
Cartaz em protesto de abril de 2018 diz que Ortega e o ditador Somoza, deposto pela revolução sandista em 1979, "são a mesma coisa". O atual presidente da Nicarágua foi um dos revolucionários. E hoje comanda uma ditadura Imagem: Jorge Cabrera/Reuters

Colunista do UOL

26/11/2021 06h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Leiam trechos:
*
Convido Lula e o PT a uma reflexão com uma frase que já virou um clichê: "Não aprenderam nada nem esqueceram nada". É atribuída ao diplomata francês Talleyrand ao se referir à volta dos Bourbons e sua turma ao poder na França, no período da Restauração. E um bom debate se faria se os petistas respondessem com outra frase, igualmente espirituosa e verdadeira, na trilha de La Rochefoucauld: "A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude". Vamos sair do mundo das frases para o dos fatos, que lhes conferem valor universal.

Junto-me àqueles que criticam duramente as afirmações feitas por Lula ao jornal El País sobre o nicaraguense Daniel Ortega. Ainda que repise argumentos, vá lá: Angela Merkel e Felipe González disputaram eleições limpas, seus adversários não estavam na cadeia, e o Poder Judiciário de seus respectivos países não eram formados por bonecos de mamulengo de um ditador.
(...)
Sete meses depois de mandar Lula para a cadeia, Sergio Moro aceitou ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro. Seis dias antes do primeiro turno de 2018, divulgou trechos selecionados da delação picareta --data venia!-- de Antonio Palocci. Ao postular a sua candidatura à Presidência, o agora ex-juiz propõe um certo Tribunal Superior Anticorrupção e oferece a Ucrânia como exemplo. (...) Lastimo o rigor salta-pocinhas de supostos liberais, que se escandalizam com uma declaração inaceitável sobre o governo da Nicarágua, mas confundem, no Brasil, o devido processo legal com impunidade, condescendendo com um justiceiro que colaborou para a corrosão do processo democrático e que agora se lança como o restaurador da ordem, cavalgando um tribunal de exceção. Sempre espero que políticos aprendam alguma coisa. E tenho tolerância zero com hipócritas.
Íntegra aqui