Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Político do Patriota não ameaçou Lula ao dizer que ia fuzilá-lo, diz juiz

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Ricardo Stuckert/Twitter
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Imagem: Ricardo Stuckert/Twitter

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Justiça de São Paulo arquivou o pedido de investigação feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o ex-candidato a vereador Erci Duarte Junior (Patriota), do município de Santa Gertrudes (SP), que, em um grupo de WhatsApp, disse que ia fuzilá-lo.

Na mensagem, de 15 de abril, Duarte Junior, que teve 45 votos em 2020 e não se elegeu, escreveu:

"Vou fuzilar o Lula."

"Vou dar uns tiros e mostrar o resultado."

"Vou meter na testa dele agora."

Na sequência, em uma gravação, afirmou que havia pendurado a foto do ex-presidente no alvo e que ia dar "uns tiros no Lulinha". Ao final da mensagem, ele exibe uma fotografia com a imagem do ex-presidente com pelo menos 24 perfurações.

O juiz Durval de Moraes Leme, da 1ª Vara Criminal de Rio Claro, em sua sentença, disse concordar com a avaliação do Ministério Público segundo a qual o político, ao falar em fuzilar o Lula, não estava ameaçando o líder do PT ou tentando intimidá-lo. Tampouco estaria incitando violência contra o petista. O alvo seria apenas a fotografia.

Com isso, ele rejeitou os pedidos feitos por Lula para que o ex-candidato fosse investigado por crime de ameaça e de incitação ao crime. Na sentença, o juiz determinou que o processo seja remetido para o Juizado Especial Criminal a fim de que sejam investigadas as hipóteses de crimes de difamação e injúria.

Lula, que move uma segunda ação contra o político por danos morais, disse à Justiça considerar que o comportamento do ex-candidato "fere o sistema democrático, resultando em uma sociedade obrigada a conviver com uma intolerância e um ressentimento que disseminam o conflito e a violência".

"Ele deixou claro que não possui apenas a intenção de ameaçar e ofender o ex-presidente, como estaria disposto a matar", afirmou a defesa de Lula no processo.

A coluna não conseguiu contatar o político.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado anteriormente, Erci Duarte Junior não é vereador por Santa Gertrudes. Ele foi candidato e recebeu 45 votos, não sendo eleito. A informação foi corrigida