Topo

Rubens Valente

Valeixo apontou motivo político para pedido de troca de delegada de PE

Em 2018, Moro anunciou Maurício Valeixo como novo diretor da PF - Reprodução
Em 2018, Moro anunciou Maurício Valeixo como novo diretor da PF Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

11/05/2020 20h19

O pedido para que o então diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo substituísse a superintendente da Polícia Federal em Pernambuco estava ligado à política.

Segundo Valeixo afirmou em depoimento à PF nesta segunda-feira (11), o então ministro da Justiça Sérgio Moro mencionou o fato de a superintendente, a delegada federal Carla Patrícia Cintra Barros da Cunha, ter ocupado um cargo de confiança no governo de Pernambuco. Ela tomou posse em 2017, durante a gestão do governador Paulo Câmara (PSB-PE). O PSB integra a base de oposição ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

Não ficou claro, no depoimento de Valeixo, se esse ponto do currículo de Carla foi levantado pelo próprio Moro ou se o questionamento veio do Palácio do Planalto e apenas foi repassado pelo então ministro ao então diretor-geral. Nesse ponto o depoimento é cheio de lacunas, pois também não explica que medida Valeixo e Moro tomaram em relação ao assunto. Também não foi detalhada qual a implicação política de Carla ter exercido um cargo no governo de Pernambuco e por que isso seria um problema. Nem mesmo o partido do governo de Pernambuco é apontado no depoimento.

De acordo com Valeixo, em determinando momento o então ministro da Justiça o procurou, "de forma menos contundente" do que a questão da Superintendência do Rio de Janeiro - assunto sob pressão desde meados de 2019 -, para saber sobre "a possibilidade de troca da superintendente do Pernambuco". A delegada Carla Patrícia havia assumido o cargo em dezembro de 2019, escolhida por Valeixo.

"O assunto sobre a mudança da atual superintendente de Pernambuco foi tratado com o então ministro Sérgio Moro e o questionamento dizia respeito ao fato de que a então titular da SR/PE [Superintendência da PF em Pernambuco] tinha exercido um cargo na Secretaria de Estado equivalente ao cargo de Secretaria de Segurança Pública." Em 2017, Carla foi nomeada corregedora da Secretaria de Defesa Social do governo de Pernambuco.

Valeixo disse que a escolha da delegada fora "técnica", e que a delegada tinha ocupado "diversos cargos estratégicos naquela superintendência". O ex-diretor-geral disse ainda que a "época em que a Carla Patrícia foi delegada regional de Combate ao Crime Organizado na SR-PE foi o período em que houve mais operações especiais naquele Estado".

O caso do Pernambuco, como disse Valeixo, foi "menos contundente" que a situação no Rio de Janeiro. Na capital fluminense os problemas começaram em junho de 2019, e não em agosto, como se acreditava até então, e se estenderam até abril. Embora tenha explicado a questão política que cercava o nome de Carla, ao mesmo tempo Valeixo declarou, em aparente contradição, que "em nenhum dos casos [Rio e Pernambuco] foi apresentada nenhuma razão que justificasse a substituição, uma vez que não havia nenhuma reclamação sobre a condução dessas superintendências".