Topo

Thaís Oyama

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Disputa pela presidência do PSDB isola Doria e fortalece Leite para 2022

João Doria: "cabeças pretas"  trabalham para isolar o governador no seu partido  - Divulgação
João Doria: "cabeças pretas" trabalham para isolar o governador no seu partido Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

10/02/2021 11h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma jogada precipitada.

Essa foi a avaliação mais benigna feita por tucanos sobre a tentativa do governador de São Paulo, João Doria, de assumir a presidência do PSDB a partir de maio.

A proposta, apresentada por aliados de Doria em jantar no Palácio dos Bandeirantes na segunda-feira, visava a forçar o PSDB a assumir a pré-candidatura do governador à Presidência da República em 2022.

Só que a ideia encontrou mais do que resistências - foi francamente rechaçada pela maior parte dos presentes.

Bruno Araújo, atual presidente do PSDB, e Rodrigo Castro, líder da sigla na Câmara e aliado de Aécio Neves, deixaram claro ao governador que suas ambições não encontrarão eco no partido - a de se tornar presidente do PSDB foi explicitamente rejeitada, mas nas entrelinhas também o projeto de Doria de ser o candidato tucano à Presidência da República acabou torpedeado.

Araújo integra a ala mais jovem do PSDB, a dos chamados "cabeças pretas". A maior parte dessa ala defende lançar para 2022 o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O projeto conta com o apoio de representantes da ala histórica do PSDB, como o senador Tasso Jereissati e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O raciocínio é de que as duas vagas para o segundo turno das eleições presidenciais já estão preenchidas: uma é do presidente Jair Bolsonaro e a outra, do PT.

O PSDB já se colocaria no páreo com pouca ou nenhuma chance, de modo que, do ponto de vista do resultado, tanto faz entrar com um nome "nacionalizado", como o de Doria, ou um pouco conhecido, como o do jovem governador do Rio Grande do Sul.

Doria tem vantagens sobre Eduardo Leite: ganhou projeção nacional com a boa performance na gestão estadual da pandemia e firmou-se como um claro antagonista do presidente Bolsonaro — inclusive graças à "propaganda" feita pelo próprio, incansável nas críticas ao "calça apertada", como chama o tucano.

Internamente, porém, o governador de São Paulo é visto em seu partido como alguém impulsivo, pouco agregador e desprovido de habilidade política.

Eduardo Leite, cuja gestão no Rio Grande do Sul tem sido bem avaliada, seria para o PSDB uma opção de investimento de longo prazo.

O governador gaúcho não teria chances de vitória em 2022, mas poderia pavimentar um caminho para a retomada de protagonismo dos tucanos no futuro e, desde já, sinalizar a renovação e unificação do partido, atualmente cindido pela eleição do comando da Câmara (metade da bancada tucana cerrou fileiras com o candidato do presidente Jair Bolsonaro, Arthur Lira, líder do Centrão).

uma outra hipótese, porém.

Dentro e fora do PSDB, observadores apostam que o atual entusiasmo expresso por alguns tucanos pelo nome de Leite como candidato da sigla em 2022 não passa de um biombo destinado a camuflar a intenção de tirar o governador Doria da jogada - e, claro, do partido também.

Por esse raciocínio, Leite ficaria esquentando a cadeira de pré-candidato só até o momento em que outro se decidisse a ocupar o lugar, como representante do PSDB ou de uma frente ampla de centro-direita.

No coração de Fernando Henrique Cardoso, e outros caciques do partido, o nome do apresentador Luciano Huck para ocupante da cadeira é o que continua batendo mais forte.