Topo

Thaís Oyama

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Bolsonaro, o presidente que brinca com pólvora, pode incendiar o país

O presidente Jair Bolsonaro: indo para o tudo ou nada - Ueslei Marcelino/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro: indo para o tudo ou nada Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Colunista do UOL

23/08/2021 10h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Policiais militares bolsonaristas são diferentes de militantes aloprados bolsonaristas porque (necessariamente) têm armas.

Comandantes bolsonaristas da Polícia Militar são diferentes de policiais militares bolsonaristas porque, além de armas, têm tropas.

O coronel Aleksander Lacerda, por exemplo, tinha 5 mil homens sob o seu comando quando escreveu em suas redes sociais que "liberdade não se ganha, se toma". Afirmou que para "derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil" é preciso "um tanque e não um carrinho de sorvete". Disse que estaria presente nas manifestações do dia 7 de setembro e profetizou: "o caldo vai entornar".

Chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 da PM de São Paulo, que reúne sete batalhões em 78 cidades, o coronel deixou claro seu despreparo para a função que é a razão de ser da corporação que representa: zelar pela preservação da ordem pública. Por esse motivo, foi afastado do cargo por determinação do governador de São Paulo, João Doria.

Infelizmente, a decisão do governador pode ser insuficiente para conter o que parece ser o estouro de uma bolha.

Aqui e ali, exemplares como o ex-comandante da Rota, o também bolsonarista Ricardo Nascimento de Mello Araújo, começam a colocar a boina para fora.

No fim de semana, o coronel da reserva publicou um vídeo nas redes sociais dizendo que a PM de São Paulo "sempre participou dos principais movimentos do nosso país" e conclamou "todos os veteranos" da corporação a "estar presente na avenida Paulista" para "ajudar Bolsonaro" e impedir o "comunismo querendo entrar".

Assim, vai se delineando no horizonte a paisagem alarmante que observadores como o ex-ministro da Defesa Raul Jungmann vinham prevendo.

Em entrevista à revista VEJA desta semana, Jungmann falou de sua preocupação com a possibilidade de que "um cenário de motins policiais" surja num ou noutro estado, de modo que governadores tenham de pedir a interferência das Forças Armadas para garantir a lei e a ordem.

Na hipótese de Jungmann, o presidente Bolsonaro — que, como comandante em chefe das Forças, é o único autorizado a "engajar" as tropas, ou seja, determinar sua ida às ruas— se nega a atender o pedido dos governadores. Eles, então, recorrem ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional — o que leva o país a um impasse institucional nunca visto e um conflito nas ruas de consequências imprevisíveis.

A ideia de que Bolsonaro, em caso de violência nas ruas, possa se recusar a atender solicitações de governadores para operações de garantia da lei e da ordem (GLO) tem por base declarações reiteradamente proclamadas pelo próprio presidente.

"O meu Exército brasileiro não vai às ruas para agir contra o povo", afirmou o ex-capitão, por exemplo, numa live em abril deste ano, um dia depois de determinar a troca dos comandos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Bolsonaro vê suas possibilidades de reeleição minguarem a cada pesquisa que sai e em que ele diz não acreditar.

Diante do fantasma da derrota e das consequências que ela pode trazer — também na esfera da Justiça — para ele e sua família, o ex-capitão aposta no tudo ou nada. Hoje, reafirmou que estará presente na manifestação da avenida Paulista.

Bolsonaro brinca com pólvora, e a piora galopante dos índices econômicos do país nos últimos dias é apenas um indício de que, desgraçadamente, ele não é o único que pode sair carbonizado da sua aventura.