Topo

Vicente Toledo

Trump declara vitória e promete ir à Justiça para parar contagem de votos

Colunista do UOL

04/11/2020 05h24

Mesmo com milhares de votos ainda sendo contados em vários estados do país, Donald Trump declarou na madrugada desta quarta-feira ter vencido a eleição para presidente dos Estados Unidos.

Pouco depois das 2 da manhã (4h no horário de Brasília), Trump apareceu na Sala Leste da Casa Branca e declarou sem apresentar nenhuma evidência que a eleição estava sendo roubada por "um grupo muito triste de pessoas".

"Isso é uma fraude contra o público americano. É uma vergonha para nosso país. Estávamos nos preparando para vencer esta eleição. Francamente, nós vencemos a eleição", afirmou.

Diante de algumas centenas de apoiadores, reunidos em um ambiente fechado e sem máscaras, o presidente disse ainda querer parar a contagem dos votos e contestar na Suprema Corte os resultados de alguns estados.

Donald Trump fala sobre os resultados parciais da eleição nos Estados Unidos - CARLOS BARRIA/REUTERS - CARLOS BARRIA/REUTERS
Donald Trump fala sobre os resultados parciais da eleição nos Estados Unidos
Imagem: CARLOS BARRIA/REUTERS

"Nós queremos parar todos os votos. Nós vamos vencer. A meu ver nós já vencemos", afirmou Trump, alegando incorretamente ter vencido estados que ainda contavam votos, entre eles Geórgia, Carolina do Norte e Pensilvânia.

O discurso do presidente Trump marca uma escalada em sua longa campanha para criar dúvidas sobre a legitimidade da eleição e apelar aos tribunais, principalmente a Suprema Corte com três juízes indicados por ele, para se manter no cargo.