Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Foto de homens armados com cartaz de Bolsonaro é montagem

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/08/2018 19h24

É falsa uma imagem que está sendo compartilhada nas redes sociais que mostra homens armados posando atrás de um cartaz com os dizeres "Bolsonaru (sic) é bala CV”, em referência à facção criminosa Comando Vermelho.

O registro mais antigo da imagem, localizado pelo projeto Comprova, é de janeiro de 2016. De acordo com o site que a publicou naquele ano, a foto foi feita em uma comunidade no município de Japeri, no Rio de Janeiro. Ela mostra 19 homens posando para a câmera com armas na mão e sem cartaz algum.

A montagem com a menção ao presidenciável Jair Bolsonaro tem um corte para que o plano fique mais fechado, e um cartaz foi digitalmente colocado à frente do grupo.

A publicação com a suposta rejeição de uma facção criminosa à candidatura do deputado federal do PSL-RJ ganhou força nas redes sociais em meados de agosto, após a Procuradoria Regional Eleitoral do Ceará receber, anonimamente, um documento, atribuído ao grupo criminoso Comando Vermelho (CV). A mensagem da circular sugere a proibição da campanha eleitoral de políticos em determinadas regiões, entre eles Bolsonaro. Não há, contudo, qualquer confirmação oficial das autoridades sobre a veracidade do texto.

Apesar da ausência de informações concretas sobre a circular, diversos apoiadores do presidenciável, inclusive seu filho Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro, têm publicado nas redes sociais que o grupo criminoso proíbe a propaganda de Bolsonaro nos seus territórios.

A publicação com a foto que mostra o cartaz foi feita pela conta do Twitter @HélioNogueiraTV e foi retuitada 2,3 mil vezes e obteve mais de cinco mil curtidas em dois dias. A publicação com maior repercussão foi da página “Ódio do Bem”, que compartilhou a foto original ao lado da montagem no dia 29 de agosto de 2018 junto com o texto: “A esquerda tá desesperada tentando por o Comando Vermelho atrás do Bolsonaro que tão até criando fake news”.

A agência "Lupa" e o "e-Farsas" já haviam explicado que a foto é uma montagem.

O material foi verificado agora pelo jornal "O Povo", pela "Gazeta Online" e rádio "GaúchaZH", além do UOL, do jornal "O Estado de S.Paulo" e do "Jornal do Commercio", todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.