Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Homem em foto com Gleisi Hoffmann não é o agressor de Bolsonaro

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

12/09/2018 20h28

É falsa a informação que circula em redes sociais de que o agressor do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) tirou foto ao lado da senadora Gleisi Hoffmann (PT). O homem que aparece em selfie com a petista não é Adélio Bispo de Oliveira nem possui semelhança física com o responsável pelo ataque.

Além disso, o ato político em que Gleisi esteve presente e no qual a foto foi feita ocorreu em cidade diferente do atentado e após a polícia prender o agressor.

Oliveira, o autor do atentado, foi detido em Juiz de Fora (MG) minutos após atacar o presidenciável com uma faca -- o atentado aconteceu às 15h40 da última quinta-feira (6).

A foto em questão foi tirada em Curitiba na noite de quinta, ou seja, horas depois do ataque e quando o agressor já estava preso. Cerca de 900 quilômetros separam as duas cidades.

Uma foto do momento em que o homem faz a selfie com Hoffmann foi publicada no Facebook da senadora por sua assessoria, assim como outras imagens feitas no ato de campanha realizado na praça Rui Barbosa, no centro da capital paranaense.

O projeto Comprova comparou fotos de Adélio com a do rapaz ao lado de Gleisi no Betaface, software de reconhecimento facial. A ferramenta mostrou que os rostos não são compatíveis. O resultado indicou 63,4% de equivalência de traços faciais, o que é insuficiente para apontar que são a mesma pessoa.

A pedido do Comprova, a assessoria de Gleisi disponibilizou a foto original publicada na página oficial da senadora no Facebook. Com este arquivo, e usando a ferramenta Read Exif Data, foi possível ler os metadados da imagem. Eles guardam detalhes sobre a produção da foto, como data e hora do registro, local em que a imagem foi capturada e marca e modelo do equipamento utilizado pelo (a) fotógrafo (a).

Os metadados indicam que o registro foi feito às 20h09 do dia 6 de setembro de 2018, embora a foto só tenha sido publicada no Facebook da senadora no dia seguinte. O horário, as roupas das duas pessoas, o céu escuro correspondem com a imagem viral.

No viral, a senadora aparece à esquerda. Na "foto da selfie", feita pela equipe da petista, à direita. Não significa que tenham sido feitas em momentos diferentes. É possível que o uso da câmera frontal do aparelho celular tenha invertido a imagem ou a inversão pode ter sido feita posteriormente, no momento da postagem nas redes. É por isso que as placas atrás da dupla e o adesivo na roupa da senadora também aparecem invertidos.

Presidente do PT, Gleisi é candidata a deputada federal e costuma atuar como porta-voz do ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba e teve sua candidatura à Presidência impugnada.

Até a publicação deste texto, o homem da foto original não havia sido localizado pelo Comprova. A assessoria de Gleisi também desconhece a identidade dele. Ao Comprova, informou que a petista costuma tirar fotos e conversar com as pessoas que a procuram nos atos.

O site "Boatos.org" também verificou que a corrente viral que liga Gleisi ao autor do crime é falsa. No Twitter, a senadora afirmou ser vítima de boatos e mentiras.

O material enganoso foi verificado agora pelo UOL, pela “Folha de S.Paulo” e pela “Gazeta Online”, além da revista “piauí”, “Jornal do Commercio”, do "Poder360" e do jornal “O Povo”, todos integrantes do Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.