Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo de 2015 foi editado para parecer ato de apoio a Bolsonaro em Brasília

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

18/09/2018 13h38

É falso o vídeo publicado no Facebook pela página "Bolsonaro Presidente Sudeste" que alega que um milhão de pessoas fizeram um "coro de arrepiar" na Esplanada dos Ministérios em defesa de Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL. A gravação original foi publicada no YouTube em 15 de março de 2015 em um ato pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). O canto da multidão não tem, portanto, relação com a eleição de 2018.

Para encontrar o conteúdo original, o projeto Comprova fez uma análise do vídeo. Em uma cena da gravação, há uma pessoa com um cartaz escrito "Fora Dilma", bastante difundido durante os protestos contra o segundo governo da petista, entre 2015 e 2016.

A partir disso, foi realizada uma busca no Google Vídeos com as seguintes palavras-chaves: "fora" "Dilma" "manifestação" "Brasília". Na primeira página dessa busca foi possível encontrar o vídeo em questão.

A gravação original foi publicada no YouTube por Mairon Oliveira, advogado e morador do Distrito Federal. Ao Comprova, ele confirmou a autoria do vídeo. "Isso foi em 2015 na manifestação 'fora Dilma'. Não tem nada a ver com o Bolsonaro", disse.

Além disso, de acordo com reportagem da "Folha de S.Paulo", publicada em 15 de março de 2015, a Polícia Militar do Distrito Federal estimou que a manifestação pelo impeachment reuniu 40 mil pessoas e não um milhão como diz a descrição do vídeo enganoso. Já os organizadores do protesto, na época, diziam que cerca de 100 mil foram à Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Publicado pela Página "Bolsonaro Presidente Sudeste", o vídeo enganoso foi compartilhado nesta segunda-feira (17) e alcançou mais de 66 mil compartilhamentos e 888 mil visualizações nas primeiras 24 horas.

O material foi verificado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, pela “Gazeta Online” e pelo “Poder360”, além do UOL, da revista “piauí” e do “Jornal do Commercio”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.