Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Deputado do Rio não propôs que professoras gravassem vídeo contra Bolsonaro

Deputado Paulo Ramos discutiu com ativistas de proteção animal em 2017 - Arte/UOL
Deputado Paulo Ramos discutiu com ativistas de proteção animal em 2017 Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

28/09/2018 21h22

É enganoso o vídeo que circula no WhatsApp e em redes sociais dando conta de que o deputado estadual Paulo Ramos (PDT-RJ) estaria visitando escolas e oferecendo vantagens para que professoras fizessem um vídeo dizendo que são contra o candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro. Na verdade, a gravação foi feita em agosto de 2017 na Fazenda Modelo, que abriga animais abandonados no Rio de Janeiro. O parlamentar, que na época era filiado ao PSOL, discutiu com ativistas de proteção animal.

A versão enganosa do vídeo ganhou força com a publicação na página do delegado Francischini, apoiador de Bolsonaro e candidato a deputado estadual no Paraná.

O Comprova procurou, no Google, a origem do vídeo, buscando pelo nome do deputado Paulo Ramos e por “professoras”. As publicações mais antigas são de agosto de 2017 e a primeira delas foi feita por Bruna Franco no YouTube. A gravação original tem 9min02s. O vídeo enganoso foi editado e tem apenas 1min37s. Ele corresponde ao trecho de 2min59s a 4min36s do original. Ou seja, a versão enganosa está fora de contexto.

Na ocasião, o parlamentar se irritou quando uma das protetoras disse que a visita ao abrigo era um “circo”. Ele começou a gritar com elas e as expulsou do local. Não houve agressão física, mas o deputado chegou a derrubar, acidentalmente, o celular de uma ativista.

No Facebook, o Comprova encontrou Bruna Franco, estudante de medicina e ativista da proteção aos animais. Por telefone, ela esclareceu que o vídeo foi feito por uma amiga, a pedido dela, na Fazenda Modelo, antes de uma vistoria que seria realizada pela Comissão de Defesa dos Animais da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro).

Ela chegou a fazer uma transmissão ao vivo no Facebook antes da gravação. O convite foi feito pelo então presidente da comissão, o deputado Carlos Osório (PSDB), que também aparece nas gravações. A confusão, segundo ela, não tem qualquer relação com a eleição presidencial deste ano.

Em sua página no Facebook, o deputado Paulo Ramos divulgou uma nota sobre o caso. “Este vídeo que está sendo levianamente divulgado, inclusive sendo editado, com o deputado Paulo Ramos, do PDT, ocorreu na Fazenda Modelo, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro, quando da visita da Comissão de Proteção Animal da Alerj para apurar denúncias de maus-tratos no abrigo, no dia 18/08/2017”, diz o parlamentar.

Até as 17h30 desta sexta-feira (28), o vídeo enganoso, que também vem sendo disseminado no WhatsApp, teve 78 mil visualizações e 3,6 mil compartilhamentos na página do delegado no Facebook.

A peça de desinformação também foi checada pelo “Fato ou Fake”.

O material enganoso foi verificado pelo UOL e pela rádio “BandNews FM”, além do jornal "O Povo", da "Gazeta Online" e da "NSC Comunicação", todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.