Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Polícia Federal não apreendeu van com urnas eletrônicas adulteradas

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

05/10/2018 21h35

É falso que a PF (Polícia Federal) tenha feito uma apreensão de uma van com urnas eletrônicas adulteradas e que a “TV Record” tenha noticiado isso, como indica uma mensagem que circula no WhatsApp.

O boato afirma que, das 152 urnas que teriam sido confiscadas, 121 estariam “preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72% dos votos”.

Procurada, a Polícia Federal informou que não há registro de uma ocorrência do tipo. No site da instituição, também não existe qualquer referência a recolhimento de urnas eletrônicas.

Buscas no site da “Record” e no portal "R7", vinculado à emissora, não indicam nenhuma reportagem recente sobre apreensão de urnas eletrônicas. Outros veículos de imprensa também não reportaram nenhum caso como o descrito na corrente.

O site "E-farsas" também desmentiu essa peça de informação.

Agora o boato foi verificado pelo “Estadão”, pela revista “piauí”, além do UOL e da “Gazeta Online”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.