Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Inscrição contra nordestinos em camiseta de filho de Bolsonaro é falsa

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

10/10/2018 16h59

É montagem a foto em que Flávio Bolsonaro, filho do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece usando uma camiseta com a inscrição “Movimento nordestinos voltem para casa. O Rio não é lugar para jegue”. Na foto, seu pai aparece ao fundo. A imagem enganosa foi disseminada em redes sociais e no WhatsApp.

A foto original, de autoria do portal “G1”, foi tirada no dia 2 de outubro de 2016, data do primeiro turno das eleições municipais. Flávio chegava para votar em seu colégio eleitoral, na Escola Municipal Barão Homem de Mello, no Rio de Janeiro. Naquele ano, ele concorreu à prefeitura da cidade.

Nenhum elemento além da falsa inscrição na camiseta foi alterado. Na imagem original, Flávio também estava acompanhado do pai.

Em sua conta no Twitter, Flávio publicou as duas versões da foto para mostrar a adulteração da imagem.

O Comprova recebeu a sugestão de checagem da veracidade da imagem pelo WhatsApp do projeto (11 97795-0022). Uma publicação no Facebook com a imagem adulterada somou mais de 73 mil compartilhamentos desde que foi publicada, no dia 5 de outubro.

A peça de desinformação foi verificada também foi feita pelo “Fato ou Fake”, do “Grupo Globo”, pela agência “Lupa” e pelo site “e-farsas”.

Agora o material foi verificado pela “Folha de S.Paulo” e pela revista “piauí”, além do UOL, do “Estadão”, do “SBT”, do “Jornal Commercio” e de “O Povo”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.