Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Homem que ofende nordestinos em vídeo não é filho de Bolsonaro

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/10/2018 20h54

É falsa a informação de que o homem que ofende moradores do Nordeste em um vídeo seja filho do candidato Jair Bolsonaro (PSL). A gravação viralizou nas redes sociais.

No vídeo, aparentemente feito com um celular, um homem usa palavrões e outros termos ofensivos para criticar os eleitores que deram vitória ao candidato Fernando Haddad (PT) em estados nordestinos no primeiro turno da eleição presidencial - Ciro Gomes (PDT) ganhou no Ceará, e o petista venceu nos outros oitos estados da região, além do Pará, que pertence à região Norte.

“Por que que nós não separamos dessa corja de vagabundo que quer viver de Bolsa Família, 'bolsa presidiário', 'bolsa drogado' (sic)? Por que que nós estamos juntos com esses porcos que não produzem nada, velho?”, declara o homem em um trecho.

Jair Bolsonaro tem cinco filhos, sendo uma mulher. O projeto Comprova comparou as imagens deles com a do homem que aparece no vídeo. Nenhum deles se parece com o autor, que não se apresenta no vídeo como parente do presidenciável e não foi identificado.

O vídeo viralizou, sobretudo, no WhatsApp, mas também foi compartilhado no YouTube e no Facebook.

O material enganoso foi verificado pelo “Boatos.org” e pelo “Fato ou Fake”, do portal “G1”.

Agora foi analisado pela rádio “BandNews FM”, além do UOL, do “Poder360” e de “O Povo”, todos integrantes do projeto Comprova.

O Comprova é um projeto integrado por 40 veículos de imprensa brasileiros que descobre, investiga e explica informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Envie sua sugestão de verificação pelo WhatsApp no número 11 97045 4984.