Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Ministério de Damares teve 600 carros zero "encalhados", mas inicia entrega

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Anita Grando Martins

Colaboração para o UOL, de Florianópolis

30/08/2019 04h01

Foi compartilhada nas redes sociais a notícia de que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) está com 600 carros comprados e parados desde 2016. Esses veículos seriam destinados para conselhos tutelares e de idosos.

"600 carros! E eu tenho conselheiro tutelar no Brasil atendendo de bicicleta. Eu tenho conselheiro tutelar no Brasil atendendo de jegue. E os carros estão lá", diz a ministra Damares Alves em um vídeo que acompanha algumas das postagens. Boa parte dos compartilhamentos contém comentários sobre descaso com o dinheiro público.

VERDADEIRO: MMFDH tem 600 carros comprados e nunca usados

É fato que 600 carros foram comprados pelo MMFDH e ficaram um tempo sem uso, confirmou a assessoria de imprensa da pasta. No entanto, outros dados que constam nas publicações e foram até ditos pela ministra Damares estão incorretos.

Os veículos não estão parados desde 2016. O processo licitatório para essas compras foi iniciado com a publicação do edital no dia 27 de novembro de 2017. O primeiro contrato com a montadora Citroën foi assinado apenas em fevereiro de 2018. Os automóveis, inclusive, só foram fabricados em 2018 e custaram R$ 55.361 cada.

Ministra Damares entrega carro novo a conselho tutelar em São Paulo - Wellington Macedo/SNDCA/MMFDH - Wellington Macedo/SNDCA/MMFDH
25.jul.2019 - Ministra Damares entrega carro novo a conselho tutelar em São Paulo
Imagem: Wellington Macedo/SNDCA/MMFDH

Os 600 carros também não estavam todos estacionados no pátio da montadora, mas sim em diversas concessionárias próximas aos municípios contemplados. O destino previsto eram somente conselhos tutelares, e não conselhos de idosos.

Ao contrário do que possa ser entendido pela fala da ministra, os veículos não necessariamente substituirão bicicletas e jegues. "Em nenhum momento foi cogitada essa possibilidade. O que foi dito é que os carros estavam parados enquanto conselheiros usavam diversos meios para fazer os atendimentos", esclareceu a assessoria de imprensa do MMFDH.

A entrega oficial dos automóveis já está sendo realizada.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.