Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Paciente com coronavírus não pulou 4 dias de carnaval em SP

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/02/2020 17h27

Desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, na quarta-feira (26), tem sido divulgado nas redes sociais que o paciente, um empresário de 61 diagnosticado após retornar da Itália, teria circulado por São Paulo e pulado Carnaval.

Segundo informações do Ministério da Saúde, no entanto, não há informações de que seu fim de semana tenha sido assim animado: ele chegou da Itália na sexta (21), passou o sábado (22) com a mulher em repouso, reuniu-se com familiares no domingo (23) e, na segunda (24), já foi ao Hospital Albert Einstein com sintomas da doença.

Logo, não passou quatro dias de carnaval circulando por São Paulo.

Em entrevista coletiva na quarta, a Coordenadora de Vigilância em Saúde em São Paulo, Solange Saboia, informou que todos os familiares com quem ele teve contato, além de passageiros do mesmo voo, estão sendo monitorados por ligações diárias para checagem de seu estado de saúde. Nenhum, além do empresário, apresentou sintomas.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.