Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


INSS não vai cobrar multa nem suspender aposentadoria por coronavírus

Imagem: Reprodução

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 14h52

Circula nas redes sociais uma suposta mensagem do governo federal dizendo que, devido à pandemia de coronavírus, a partir de hoje, o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua terá a aposentadoria suspensa por tempo indeterminado. A mensagem afirma, ainda, que filhos e netos com 18 anos ou mais serão responsabilizados e terão que pagar multa de R$ 1.045.

A publicação diz que essa regra foi estabelecida pela Medida Provisória 922, de 18 de março, e que a medida foi tomada para assegurar a saúde pública e privada da ameaça da covid-19.

Mensagem é falsa

Ao UOL, o INSS informou que a mensagem é "fake news". A medida provisória 922 foi publicada em 2 de março de 2020 e trata da contratação temporária de servidores aposentados do INSS. A MP também muda as regras de contratação de temporários em todo o serviço público federal.

O INSS informou, ainda, que o atendimento nas agências está suspenso. Segurados que precisam de serviços do instituto devem usar o site ou aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

INSS não vai cobrar multa nem suspender aposentadoria por coronavírus - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Confere