Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Em live diferente, Bolsonaro distorce dados de vacinação e critica lockdown

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2021 20h52Atualizada em 20/07/2022 20h27

Um dia após anunciar a criação de comitê para combater a pandemia de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro sem partido) distorceu dados, mentiu sobre a vacinação no Brasil e voltou a criticar políticas de lockdown em live atípica, curta e sem convidados na noite de hoje.

Entre seus argumentos, voltou a citar, fora de contexto, o fato de a chanceler Angela Merkel ter suspendido um lockdown na Alemanha.

Segundo Bolsonaro, Merkel cancelou a medida devido aos efeitos que teria na economia. Na verdade, a chanceler argumentou que não havia tempo hábil para implementá-la.

"Ali ela fez um mea-culpa e falou que foi um erro. Quem falou foi ela, quem falou são os jornais", disse, distorcendo o que ela assumiu como erro.

O UOL conferiu a veracidade e precisão de outras afirmações feitas hoje pelo presidente. Confira a seguir.

Falso: PIB brasileiro não teve 4ª menor queda

O governo federal manteve viva a economia no ano passado e, mais ainda, fez com que o país, que assim como o mundo todo estava previsto ter um PIB negativo —com exceção da China, os demais países tiveram PIB negativo—, e o Brasil foi o quarto que menos decresceu. Então, invariavelmente, fruto de várias políticas do governo voltadas para o emprego.

A afirmação é mentirosa e foi feita como forma de defender a condução econômica do governo durante a pandemia. No ano passado, a economia do país encolheu 4,1%.

Segundo a agência de classificação de risco Austin Rating, o desempenho da economia nacional foi apenas o 21º menos drástico. O país ficou atrás de economias muito menores, como a Lituânia (-0,9%), a Nigéria (-1,9%), a Estônia (-3%) e a Letônia (-3,6%).

Ficou também atrás da Noruega (-0,8%), da Coreia do Sul (-1%), de Israel (-2,2%) e dos Estados Unidos (-3,5%).

Apenas três países tiveram crescimento no PIB no ano passado: Taiwan (+3,1%), China (+2%) e Turquia (+1,6%). Tirando esses locais do ranking, a economia brasileira é a 19º que menos encolheu.

Falso: Brasil não aplica em média 500 mil vacinas por dia

O Brasil já aplica em média 500 mil vacinas diárias. Isso vai aumentar com certeza, falta uma melhor interlocução entre a ponta da linha, estados e municípios com o Ministério da Saúde para que cada vez mais seja corrigida a quantidade de pessoas que são vacinadas.

A afirmação não procede. Durante os 67 dias de campanha de vacinação, entre 17 de janeiro e 25 de março, foram aplicados 18.590.208 imunizantes — somando primeiras e segundas doses. A média é em torno de 277 mil vacinas aplicadas por dia, bem menos do que o declarado por Bolsonaro.

Ontem (24), o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que vacinará 1 milhão de pessoas por dia. Mas cálculos feitos pelo UOL apontam que nesse ritmo, o estoque de doses deve acabar em 11 dias. Além disso, a pasta já anunciou seis vezes a redução de vacinas aplicadas.

Enganoso: Compra de 'kit intubação' só depois do desabastecimento

Tomamos providências, fizemos contato com várias empresas, Eurofarma, União Química, para buscar o material, os insumos para fazer intubação.

Um relatório do CNS (Conselho Nacional de Saúde) aponta que, em agosto de 2020, o governo federal cancelou a compra de medicamentos necessários para a intubação de pacientes, o chamado "kit intubação".

Na mesma semana em que o teor do documento foi divulgado, o Ministério da Saúde negociou a entrega de 2,8 milhões de medicamentos utilizados no procedimento. O UOL relatou que, sem sedativos, pacientes têm despertado durante a intubação.

Enganoso: problemas na vacinação em outros países

Bolsonaro utilizou matérias desatualizadas do UOL para tratar de problemas de vacinação na Itália e também no Japão como forma de alegar que não é somente o Brasil que enfrenta dificuldades com o calendário vacinal.

Nenhum dos textos apresentados corresponde à realidade da vacinação nos países nesta semana.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.