Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


UOL não publicou que Lula pretende taxar Pix, como alega post

31.out.2022 - UOL não publicou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai taxar o Pix - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
31.out.2022 - UOL não publicou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai taxar o Pix Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 15h39

É falso que o UOL tenha publicado que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que vai começar a taxar transferências bancárias por Pix, após encontro com banqueiros.

Não há nenhuma matéria sobre o assunto e o UOL Confere já publicou inclusive um desmentido sobre suposto apoio de banqueiros ao petista em troca da revogação do Pix.

O que diz o post. O post usa a imagem de Lula com André Esteves, do banco BTG Pactual. Os dois se reuniram com empresários no dia 29 de setembro de 2022. No título é colocado "Encontro com banqueiros define 'taxas para transação' no sistema Pix" e o selo de eleições do UOL Notícias abaixo dele.

Acima da imagem aparece um texto que diz: "Na reta final, em troca de financiamento, Lula acata decisão de banqueiros e opta pela manutenção e taxação do Pix, que deixa de ser gratuito".

Há erros ortográficos na postagem, o que não é típico do UOL.

Pela busca avançada no Google das publicações do Universo Online não há nenhuma matéria sobre o assunto. E, ao se buscar o título utilizado na postagem no Google - entre aspas e na íntegra -, os únicos resultados disponíveis são checagens sobre o assunto do Estadão Verifica e Boatos.org.

Taxação do Pix e Paulo Guedes. O ministro de Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, ainda durante a campanha eleitoral, acusou falsamente Lula de ter decidido taxar o Pix.

Em 2019, Guedes, entretanto, afirmou que o governo estava estudando incluir na reforma tributária um imposto sobre transações financeiras em meios digitais, como por aplicativos de celular ou via internet banking.

Viralização. Publicado há um dia, o conteúdo já tinha 25,6 mil curtidas e 2,5 mil comentários.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.