Beneficência Portuguesa de São Paulo

Centro de parto normal é inaugurado com investimento de doador

Exemplo da importância das doações particulares, o novo Centro de Parto Normal da Beneficência Portuguesa de São Paulo foi aberto em 10 de março na unidade Santo Antônio, na Zona Leste da cidade de São Paulo, que atende pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde.

O investimento da nova ala foi de aproximadamente R$ 1 milhão e integralmente doado pelo Instituto João e Belinha Ometto, que há 10 anos contribui com projetos sociais.

“O resultado está maravilhoso, não imaginava estar tão satisfeita", diz Daniela Ometto Ribeiro, diretora do instituto. Para ela, o Brasil precisa de melhorias em relação ao parto humanizado, por isso a importância desta nova ala do hospital.

"A Beneficência Portuguesa de São Paulo é uma referência de saúde no Brasil e no exterior. Nós confiamos no trabalho, na seriedade e na eficiência da instituição, e, por isso, resolvemos ajudar”, afirma Dulce Barbosa Campos Braglioli, gestora de projetos sociais do Instituto João e Belinha Ometto. “A filantropia no Brasil ainda é pequena e a divulgação é muito importante para que mais doadores possam conhecer esse tipo de trabalho", completa.

Apesar de a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendar o parto normal, que oferece menos riscos à saúde da mulher e do bebê, as cesarianas ainda são muito comuns no país, representam de 80 a 90% do total de partos realizados. "Foi difundido por muitas décadas que a cesariana era uma opção melhor porque não haveria dor”, diz Kátia Kosorus, coordenadora da maternidade da unidade Santo Antônio. “Quando você oferece um parto humanizado, com um ambiente acolhedor, a paciente pode se convencer de maneira muito mais entusiasmada", explica a médica, ressaltando que as mulheres estão tomando consciência de que podem ter um parto normal que não seja doloroso.

Com o equipamento e as instalações necessárias para realizar partos com o mínimo de intervenção possível, a nova ala tem capacidade para realizar 400 partos por mês. Integrado ao Centro Obstétrico do hospital, o novo setor conta com quatro suítes - sendo que duas têm banheira para nascimento na água -, todas com equipamentos para exercícios que ajudam a estimular o parto, além de outros métodos de alívio da dor sem o uso de medicamentos.

Para manter esse nível de atendimento e cumprir a missão de oferecer assistência médico-hospitalar de qualidade para todas as camadas da população, a instituição necessita de doações. Para contribuir, você pode doar por meio de depósitos financeiros, clicando em um dos valores do campo "como ajudar" no lado direito desta página.

Mais Notícias

Este material é um conteúdo publicitário da Beneficência Portuguesa de São Paulo e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL